Jornal Travessia – edição de novembro/2018

14/11/2018 - 16:13


A edição online da 19ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!
O jornal traz como destaque a degradação do rio São Francisco na região do estado de Alagoas. A iniciativa foi financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). Os pesquisadores contaram com o apoio de um barco científico com canoas motorizadas e um barco-robótico, que contribuiu na coleta de amostras de água e de peixes, bem como escaneamento do relevo aquático.
Outro assunto importante é o esboço do Projeto de Cooperação Técnica entre o CBHSF e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), sobre Irrigação Agrícola na Bacia do São Francisco. O objetivo do projeto é de buscar ações capazes de privilegiar as formas de conservação e gestão das águas superficiais e subterrâneas usadas para irrigação agrícola.
Com o objetivo de trocar experiências e apresentar os principais trabalhos desenvolvidos pelos diversos atores em torno do Rio São Francisco, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), realizou entre os dias 02 e 05 de outubro, a I Semana das Águas do Rio São Francisco. O CBHSF, representado pelo secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luís, participou do evento apresentando as experiências e atuação do Comitê.
O Jornal Travessia também traz o reconhecimento do trabalho do CBHSF na reestruturação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu e o resultado da terceira e última reunião pública sobre os riscos das ocupações irregulares em áreas de proteção permanente.
Nesta edição, “Os dois dedos de prosa” foi com a presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, Solange Damasceno.

Boa leitura!


Confira a versão online: