Jornal Travessia – edição de fevereiro/2020

28/02/2020 - 16:45

A edição online da 34ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

Chuvas em Minas Gerais que aumentaram o nível da água do Rio São Francisco é o grande destaque da edição. A maior parte da água que aumenta a vazão do São Francisco vem da cheia do Rio das Velhas. O curso d’água que nasce no município de Ouro Preto é o principal vetor de escoamento de Belo Horizonte e de quase toda a região central do estado. O acumulado das chuvas domês de janeiro na capital mineira chegou a 960 mm, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Brasil (INMET).

O Travessia também traz uma boa notícia para os sergipanos. Após 17 anos de espera, finalmente, é criado oParque Estadual do Marituba para preservação de paraíso ecológico. A decisão tem como objetivo proteger os ecossistemas costeiros de relevância ecológica e beleza cênica, para a realização de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública, e possui o destaque de também contemplar parte do Aquífero Marituba.

Outro tema em pauta é a privatização da Eletrobras. O Congresso Nacional acaba de dar mostras de que pretende dar um freio na privatização da Eletrobras – estatal com foco em geração e transmissão de energia. A expectativa do Executivo é de que a desestatização da empresa ocorra ainda em 2020. Não é bem assim. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou que a cada dia que passa se torna mais difícil prever se isso realmente ocorrerá.

A publicação também traz importantes informações sobre o rompimento da barragem de Brumadinho que completou 1 ano em janeiro. E sobre o prazo de inscrições para a submissão de trabalhos para o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Os Dois Dedos de Prosa do mês é com Ailton Rocha, coordenador da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI) do CBHSF e superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe (Sedurbs).


Confira a versão online do jornal Travessia:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social