Grupo vai definir regras operativas no São Francisco

25/11/2015 - 19:44

Durante reunião para tratar sobre as reduções nas vazões mínimas das usinas de Sobradinho e Três Marias, nesta quarta-feira (25.11), em Brasília, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, anunciou a criação de um grupo para elaborar regras operativas na bacia do São Francisco, com participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da agência reguladora federal e de representantes dos estados que compõem a bacia (MG, BA, PE, AL e SE).
A formação do grupo se torna necessário no momento em que medidas restritivas preocupam boa parte dos usuários do rio São Francisco. “Iremos começar a estudar um conjunto de regras não só para a operação desses reservatórios, mas também em relação ao que será apontado pelo Plano de Bacia”, disse Andreu.
Para Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, “esse arranjo passa a ter uma maior interação com os grandes usuários, a exemplo do setor elétrico, atendendo à expectativa de se pensar a bacia de forma mais estratégica”, destacou. A Agência Nacional de Águas oficializará em breve a criação do grupo por meio do seu endereço eletrônico, bem como definirá o calendário de reuniões.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF