Água e sabão são as principais armas contra o coronavírus

25/03/2020 - 13:45

Todas as atenções do mundo estão voltadas para a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) e um cuidado de higiene é fundamental para evitar pegar a doença e propagar o vírus: lavar corretamente as mãos com água e sabão.

Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

No entanto, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não tem lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em suas residências.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Marcus Vinícius Polignano, é médico e professor da UFMG com mestrado em Epidemiologia e doutorado em Pediatria Social chama atenção para a importância de preservarmos as águas em quantidade e qualidade. “Vivemos um momento de crise na saúde mundial e a higiene das mãos com água e sabão tem se mostrado o principal combate contra o coronavírus. Mais uma vez, é importante conscientizar as pessoas sobre a importância de termos água em quantidade e qualidade na luta contra o vírus e para mantermos nossas vidas”.

Desde 2012, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem investido os recursos da cobrança pelo uso da água em ações de melhoria da qualidade e do volume da água da bacia. Entre 2012 (ano em que teve início a cobrança pelo uso da água) e 2019 o CBHSF investiu mais de R$ 42 milhõescom a contratação de 60 projetos hidroambientais. Outra importanteação que o Comitê desenvolve é aelaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) que são fundamentais para a saúde ambiental dos municípios brasileiros. Até o presente momento, o CBHSF já contratou a elaboração de 67 PMSB para municípios de sua bacia.


Confira o vídeo do Instituto Butantanque orienta sobre a forma correta de lavar as mãos e prevenir contaminação:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio