GACG analisa relatórios de execução da Agência Peixe Vivo junto ao Comitê

23/01/2019 - 10:30


O Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG), que integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e que tem a competência de verificar o cumprimento das atividades da Agência Peixe Vivo, delegatária do Comitê junto ao colegiado reuniu seus membros no escritório do Comitê, em Maceió (AL) nesta segunda e terça-feira (21 e 22 de janeiro). Cabe ao grupo analisar os tópicos do contrato com vistas a execução das demandas apresentadas pelo CBHSF e a produção de dois relatórios, conforme deliberação do colegiado.


O coordenador do GACG, Luiz Alberto Rodrigues Dourado, explica que o primeiro dia da reunião tratou de questões relativas às atribuições do grupo para o fechamento do relatório anual das atividades do CBHSF. “Na terça-feira, pontuamos as questões relativas ao segundo relatório semestral, o qual deverá ser apresentado ao Conselho de Administração da Peixe Vivo e à Agência Nacional de Águas [ANA]”, explicou ele.
O GACG apresentou pontos sugestivos a ajustes, a exemplo do aumento no número de planos municipais de saneamento básico nos municípios da bacia. O Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão recomenda o acompanhamento das atividades do CBHSF por parte da Agência Peixe Vivo, permanente e continuamente. Foram feitas cobranças quanto à limitação de material humano, constatado nos escritórios regionais da agência, bem como estrutura física.
Outro ponto relacionado foi a apresentação da cobrança para a efetivação de diversas consultorias, solicitadas por diversas instâncias do Comitê, bem como um permanente suporte técnico na agenda do CBHSF.

Além de Luiz Alberto Rodrigues Dourado, que coordena o GACG, também fazem parte do grupo William Dornas; Luiz Roberto Porto Farias; Anselmo Barbosa Caires; e Almacks Luiz Silva. A reunião também contou com a participação de técnicos da Peixe Vivo.

*Texto e fotos: Delane Barros