GACG analisa ações executadas pela Agência Peixe Vivo e os novos indicadores do novo Contrato de Gestão proposto pela ANA

29/09/2020 - 10:01

Os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participaram de reunião ordinária, por meio de videoconferência, na manhã de hoje, para analisar as ações executadas pela Agência Peixe Vivo e discutir os novos indicadores do novo modelo de contrato de gestão proposto pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, esclareceu que a instituição conta com um procedimento novo que é o relatório parcial do Contrato de Gestão. “Adotamos o relatório parcial referente ao primeiro semestre (janeiro a julho) que nos mostra a capacidade de cumprir as metas e o que podemos aperfeiçoar para cumpri-las. Foi uma novidade proposta pela Peixe Vivo e que a ANA aprovou. O ano de 2020 será atípico nas execuções dos projetos em decorrência da pandemia do coronavírus que prejudicou o andamento de alguns deles. Por isso, o acompanhamento do GACG é de grande importância”, explica Célia Fróes, que também afirmou que a meta da Peixe Vivo em 2020 é de executar 85% do valor repassado e lembrou da suspensão da cobrança pela captação de água bruta em rios e reservatórios de domínio da União da ANA por quatro meses.

Em seguida, os gerentes de Integração, Rúbia Mansur e de Projetos, Thiago Campos, apresentaram os projetos que foram cancelados pela Peixe Vivo por causa da pandemia ou que foram suspensos e a execução até o momento de cada um deles. Célia afirmou que a Agência Peixe Vivo, o CBHSF e a Agência Nacional de Águas (ANA) estão debatendo sobre o novo modelo de Contrato de Gestão. “Estamos alinhando as novidades no novo contrato de gestão. Mas, até o momento, o que podemos dizer é que a ANA está trabalhando com o planejamento com foco no plano de bacia para os Comitês alcançarem as melhorias desejadas nas bacias. Além disso, o novo contrato aponta alterações importantes com indicadores que vão medir melhor a eficácia dos projetos”.

As metas do novo modelo de Contrato de Gestão foram apresentadas aos membros do GACG bem como os indicadores propostos pela ANA no novo Contrato de Gestão.

A reunião foi finalizada com a apresentação do balanço do Plano de Aplicação Plurianual de Aplicação (PAP) 2018/2020 e as lições aprendidas. O PAP referente ao período 2021/2025 está sendo elaborado pela Agência Peixe Vivo e será apresentado para a Diretoria Colegiada do CBHSF.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun