O Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE) reuniu-se na quarta-feira (25 de setembro), em Belo Horizonte (MG). O Fórum é formado por membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pesquisadores de instituições técnicas, de pesquisa e ensino superior. O encontro teve como pauta os resultados obtidos nas duas primeiras edições do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) e deu início aos preparativos para a terceira edição que será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2020.
O membro do FIENPE, Melchior Carlos do Nascimento, abriu a reunião falando sobre o papel do Fórum para o fortalecimento da gestão das águas da bacia do São Francisco. “Somos uma organização fomentada pelo CBHSF, mas com total isonomia. Apoiamos as ações técnico científicas do Comitê, independente de quem as realiza. O Fórum passou por uma reestruturação e agora estamos trabalhando para apoiar da melhor forma possível, a gestão hidroambiental da bacia”, disse.
Melchior Nascimento falou ainda sobre os avanços e dificuldades enfrentados desde a realização do I SBHSF. Com base nessas informações foram apresentadas sugestões para a realização da próxima edição, que irá ocorrer em 2020. “Estamos aqui hoje para debater as possíveis oportunidades dos pesquisadores de agregarem seus conhecimentos em prol do Velho Chico e compartilharam um pouco de seus conhecimentos e projetos científicos”, afirmou.
O SBHSF acontece a cada dois anos. A primeira edição aconteceu em Juazeiro, no ano de 2016 e a segunda em Aracaju, em 2018.
Veja as fotos da reunião:
Nova coordenação
Durante a reunião do FIENPE, os membros do Fórum elegeram a nova coordenação. O coordenador é Renato Garcia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Melchior Carlos do Nascimento é o secretario, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
O objetivo do Fórum é reunir pesquisadores e acadêmicos para apresentação de estudos que contemplem a maior bacia genuinamente brasileira, hoje debilitada pela forte degradação ambiental.
Atualmente, dez universidades, todas com atuação na bacia do São Francisco integram o FIENPE. São elas: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Luiza Baggio