CTPPP avança no planejamento dos planos, programas e projetos do CBHSF

24/07/2019 - 12:05

Os membros da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (23 de julho) para deliberarem sobre questões estratégicas do planejamento de ações e projetos do Comitê.


O encontro contribuiu para o compartilhamento do status de demandas importantes para a gestão do Rio São Francisco e encaminhamentos necessários ao avanço da agenda de atividades da CTPPP, responsável por assessorar a diretoria do CBHSF na contratação de planos, programas e projetos.

Para a coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes, a Câmara tem avançado. “A reunião é fundamental para interagirmos e progredirmos na avaliação e no planejamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco [PRH-SF]”, afirma.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes Azevedo; Pedro de Araújo Lessa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (SEMARH); Anselmo Barbosa Caires, da Associação dos Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu; Márcio Tadeu Pedrosa, do Consórcio dos Municípios do Lago das Três Marias (Comlago); Yvonilde Medeiros, da Universidade da Bahia (UFBA); George Gurgel de Oliveira, do Instituto Ecoengenho; Larissa Alves da Silva Rosa, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); Johann Gnadlinger, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Maria Nogueira Marques, da Organização Sócio Cultural Amigos do Turismo e do Meio Ambiente (OSCATMA) e João Paulo Leitão de Melo, do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Diamantina.

Veja as foto da reunião: 

 

PMSB 

A assessora técnica da Agência Peixe Vivo, Jacqueline Evangelista Fonseca, apresentou aos membros da CTPPP os trabalhos da consultoria da Consominas, no âmbito dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), que vai avaliar o grau de implementação dos mesmos pelos municípios.

“Precisamos entender as dificuldades dos municípios em tirar os PMSBs do papel. A consultoria vai nos auxiliar para sabermos quantos destes Planos viraram Lei nos municípios e o que é preciso aprimorar”, esclareceu Jacqueline.

O CBHSF já contratou, até o momento, a elaboração de 67 PMSB, sendo que 58 já foram finalizados.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio