FIENPE se reúne para definir programação do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

01/02/2020 - 9:28

Membros do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF), responsáveis pela organização do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), se reuniram nesta quinta-feira, 30, em Salvador. O objetivo da reunião foi de definir a programação do evento, que acontecerá em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho, com o tema “A importância da Ciência para o futuro do Rio São Francisco.”

Para Renato Garcia Rodrigues, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco e coordenador do FIENPE, é impossível imaginar a gestão de recursos hídricos sem a colaboração da ciência. Sobre o encontro desta quinta-feira, comentou: “foiimportante para fortalecer o Fórum e avançar com a programação do Simpósio, que é onde a gente busca somar os esforços científicos de várias instituições para termos uma perspectiva de como a ciência pode colaborar ainda mais com gestão e a conservação da Bacia. A proposta também é unir esforços junto a outros atores da sociedade civil e governamentais para melhor uso e gestão do recurso hídrico”.

Coordenadora do SBHSF, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Silva Correa Oliveira, destacou que a reunião foi frutífera: “cada um dos professores trouxe um olhar diferenciado, além de sugestões de temas e nomes, o que enriqueceu a discussão”. Sobre a relevância do Simpósio, afirmou que o momento não poderia ser mais oportuno: “é de extrema importância, pois a ciência e a pesquisa estão sendo colocadas à prova. A proposta étrazer soluções no âmbito científico para problemas reais enfrentados na Bacia.”

A reunião se pautou pela escolha de temas estratégicos, que devem ser trabalhados sob a perspectiva científica e lançar luzesaos cenários que trazem implicações para os recursos hídricos, a exemplo dos Desafios da privatização do setor elétrico frente aos usos múltiplos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.


Veja as fotos da reunião: 


Encaminhamentos

Outros temas das mesas-redondas definidos na tarde desta quinta foram: Impacto do Saneamento na Segurança Hídrica; Desafio da sustentabilidade hídrica e usos múltiplos dos recursos hídricos da Bacia; As condições climáticas e a convivência com o Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental – Preservação e recuperação da biodiversidade na BHSF e, por fim, Mineração e segurança de barragens.

Nomes de debatedores, moderados, conferencistas e palestrantes foram indicados e devem ser convidados nesta próxima semana. À medida que confirmarem, serão divulgados.

Cada mesa-redonda estará inserida em um dos eixos temáticos já previamente definidos, levando-se em conta as metas do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São seis grandes eixos na programação:Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e, ainda, Uso da terra e segurança de barragens.

Destaques para a conferência master, que deve ter como tema Aimportância da Ciência e da Tecnologia para o futuro da Bacia, e para a participação internacional, que abordará a questão da integridade biótica, trazendo a experiência de revitalização do Rio Willamette, em Oregon (EUA).

Os temas das palestras também estiveram em pauta. Recuperação de áreas degradadas, Reúso de água e Dilemas entre público e privado na gestão das águas são alguns dos tópicos confirmados.

O Simpósio

O III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – III SBHSF é promovido pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.

O evento será em Belo Horizonte, de 31 de maio a 3 de junho, em local ainda a ser definido. Para submissão de trabalhos, inscrições e programação, acesse: sbhsf.com.br

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Andréia Vitório