Encob 2017 tem início em Aracaju

08/11/2017 - 13:27

Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas acontece em Aracaju, entre os dias 07 e 11 de novembro


O Iate Clube de Aracaju ficou lotado na noite desta terça-feira (7 de novembro), na solenidade de abertura do XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). Na programação solene, homenagens, pronunciamentos e muita música, com a Filarmônica de Itabaiana, que animou o ambiente. O Encob acontece até o próximo sábado (11 de novembro) e reúne representantes de comitês de bacias de 22 estados brasileiros, além de enviados por Alemanha, Antíqua, França e Peru.
O vice-governador Belivaldo Chagas participou da solenidade e destacou que o tema água, que irá nortear as discussões e debates durante o Encob, representa o interesse de todos. “Além disso, tenho certeza de que teremos, a partir daqui, definições e contribuições para o Fórum Mundial da Água”, disse ele. O evento a que o vice-governador se refere terá sua oitava edição no próximo ano e será realizado em Brasília (DF). A expectativa é de que o Fórum Mundial da Água reúna representantes de 150 países e mais de 40 mil participantes.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, ressaltou que o trabalho executado, atualmente, é um planejamento para as futuras gerações. “Para isso, o Comitê do São Francisco renovou seu Plano de Recursos Hídricos, no qual constam diversas linhas de atuação. Além disso, é fundamental lembrar que estamos na era dos extremos climáticos e os comitês são a semente para a nova democracia. Estamos, hoje, construindo uma realidade para um mundo melhor e mais sustentável”, afirmou Miranda. O CBHSF é um dos principais patrocinadores para a realização do Encob.

Solenidade de abertura do Encontro de Comitês do Brasil em Aracaju

Diante do pronunciamento de Miranda, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, também alertou para o cenário de crise hídrica. Ele defendeu a imediata necessidade de levar em consideração os planos de bacias, na busca de soluções. “Isso porque quando surgem os conflitos pelo uso da água, o reflexo é nos comitês. Não podemos pensar que as crises são passageiras”, considerou Andreu. O presidente da ANA, que conclui sua gestão no final do ano, disse que o sistema de recursos hídricos do Brasil é relativamente jovem nos seus 20 anos e os desafios surgem constantemente.
Também presente à abertura do Encob, o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), Lupércio Ziroldo Antônio, disse que esteve presente em todas as edições do evento e sempre buscou enaltecer que os comitês são a base do sistema hídrico brasileiro. O coordenador do Fórum Nacional de Comitês (FNCBH), entidade organizadora do Encontro Nacional, Affonso Henrique de Albuquerque Júnior, antecipou que a próxima edição do Encob será realizado em Santa Catarina.
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, está fora do país em missão oficial e enviou uma mensagem gravada em saudação aos participantes do Encob. A solenidade de abertura contou com reconhecimentos, como a homenagem aos 20 anos de criação do Comitê do Rio Urú, do Ceará e uma homenagem póstuma ao servidor da ANA, Ney Murta, que morreu recentemente durante um voo de parapente durante suas férias. Além disso, o secretário de Meio Ambiente de Sergipe, Olivier Ferreira Chagas, anunciou a assinatura da ordem de serviço que autoriza um investimento de R$ 14 milhões no reflorestamento de matas ciliares.
A solenidade de abertura contou com a participação de várias outras autoridades, a exemplo do secretário de Meio Ambiente de Alagoas, Alexandre Ayres; assessor do governo sergipano, Rogério Carvalho; representante do Ministério de Meio Ambiente, Larissa Rosa; superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Rocha, bem como integrantes da diretoria do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), entre outros.

Confira as fotos da solenidade de abertura

 
Por Delane Barros
Fotos: Márcio Dantas