Encontro é encerrado com mesa-redonda entre os comitês

23/08/2019 - 16:33

No encerramento do V Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco, realizado no Hotel Ponta Verde, em Maceió (AL), uma mesa-redonda expôs as dificuldades dos colegiados e a necessidade de uma redefinição do modelo do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), a fim de refletir a representatividade dos órgãos colegiados. Também foi apresentada uma carta aberta contendo as posições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em relação a alguns dos tópicos discutidos no evento.


O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ao lado do vice-presidente, Maciel Oliveira, disse que o encontro mostrou a dificuldade dos demais comitês em garantir a representatividade e a falta de apoio para que isso aconteça. Ele deixou clara sua posição contrária ao modelo do FNCBH, porque não reflete a realidade dos comitês, condição que se torna cada vez mais clara em cada edição do Encontro Nacional de Comitês (Encob), promovido pelo Fórum Nacional.

Miranda aproveitou a oportunidade para falar sobre a realidade da gestão das águas na região Norte do País. “Sugiro que o próximo Encob seja realizado no Pará, que juntamente com o Amazonas, representa quase a metade da disponibilidade hídrica do País e não conta com a atenção oficial”, disse o presidente do CBHSF, atraindo os aplausos e o apoio da plateia participante do evento em Maceió.

Na mesa-redonda, a presidente do CBH Tarumã-Açu, Solange Damasceno, do Amazonas disse que, como bióloga, trabalha com consultoria há 15 anos naquele estado e constata a grande riqueza da região, sem o devido reconhecimento. “O Brasil inteiro está de braços cruzados sem enxergar a potencialidade do Amazonas. Existem mais de 230 empresas retirando águas subterrâneas sem qualquer pagamento. É um absurdo o que ocorre”, protestou ela.

Veja as fotos do evento:

 

O consultor Ângelo José Lima, do Observatório das Águas, apresentou o estado da arte da governança das águas da bacia do São Francisco. Convidada pelo CBHSF para participar do Encontro, a presidente do CBH Pitimbu Rosimeire Dantas, também falou um pouco sobre a realidade da questão hídrica do Rio Grande do Norte e ressaltou a urgente necessidade de promover a gestão hídrica no estado.

Ao final, a plenária aprovou a carta aberta em defesa do Rio São Francisco, dos rios afluentes e dos estados receptores das águas da Transposição, apresentada pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda e que representa a posição do colegiado aos pontos apresentados e discutidos durante os dois dias do evento.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Edson Oliveira