Jornal Travessia – edição de julho/2020

23/07/2020 - 20:00

A edição online da 39ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz informações sobre a mediação de conflito pelo uso da água na bacia do Rio Grande. O conflito na bacia hidrográfica acontece mais precisamente na bacia do Rio Boa Sorte, nos municípios de Catolândia e Barreiras, no Oeste baiano, devido a alguns barramentos que foram construídos na região.

Outro importante assunto é a decisão do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos que aprovou por unanimidade a prorrogação dos mandatos dos membros titulares e suplentes, bem como das diretorias e demais instâncias dos comitês interestaduais de bacias hidrográficas, por um prazo de um ano. A decisão abrangeu os CBHs dos rios São Francisco, Paranapanema, Verde e Verde Grande.

No segundo semestre de 2019 foi realizada a II Expedição Científica no Baixo São Francisco, que teve o apoio do CBHSF. A ação durou dez dias e percorreu toda a região do Baixo São Francisco, agora o trabalho gerou um relatório de 540 páginas de material coletado, estudado e analisado em campo e laboratório.

Há também as últimas informações sobre o novo formato online do III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a PEC das Chaleiras Atômicas que poderá liberar a construção de usinas nucleares em Pernambuco e uma parceria entre a SUDENE e o CBHSF que poderá diminuir a carga de esgotos no rio São Francisco

Os Dois dedos de prosa da edição foi com Almacks Luiz Silva, que é tecnólogo em Gestão Ambiental com especialização em Gestão de Bacias Hidrográficas e Saneamento Básico. Almacks foi presidente do CB Rio Salitre por seis anos e hoje é secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco. Membro titular do CBHSF, também integra o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão e é membro titular da Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.


Confira a edição de julho do Travessia na versão digital:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social