Foi aberto na noite de ontem (14.10), em Porto Alegre (RS), o XV Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (Encob), que conta com a presença da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia do São Francisco. Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o evento, que discutirá até o dia 18 de outubro temas de interesse de bacias hidrográficas de todo país, é uma ocasião importante para que se construa uma agenda participativa rumo ao fortalecimento dos Comitês e a cobrança do efetivo cumprimento da chamada Lei das Águas.
“Espero que saiamos daqui com os Comitês mais solidificados e reconhecidos como entidades politicas para influenciar cada vez mais na gestão dos recursos hídricos”, disse o vice-presidente do colegiado, Wagner Soares Costa, sobre o evento, que conta com cerca de 1.300 inscritos de 21 estados da Federação e tem como tema “Comitês de Bacias: ponte para cooperação pelas águas”.
O Encob é realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacia, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como público representantes das entidades civis, dos usuários de recursos hídricos e de técnicos e representantes governamentais. Até o final do evento estão previstas oficinas, minicursos, palestras e mesas de diálogo.
Representando o CBHSF, estiveram presentes à abertura do Encob na noite de ontem o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Oliveira, e os seguintes membros: José Walter Alves, da Associação Comunitária Sobradinho II; Antônio Eustáquio Vieira, do Movimento Verde Paracatu; Antônio Jackson, da Prefeitura Municipal de Penedo; José Roberto Lobo, da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas; Regina Celia Greco, da Associação de Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Pará; Ednaldo de Castro Campos, da Associação dos Fruticultores da Adutora da Fonte; e Almacks Luiz da Silva, da Associação dos Condutores de Visitantes de Morro do chapéu.
Participam também do Encob Célia Fróes e Ana Cristina da Silveira, diretora Geral e diretora de Integração, respectivamente, da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF