Empresa conclui e apresenta termo de referência do projeto “Paulo Afonso em verdes lagos”

18/10/2019 - 17:29

Contemplado com o projeto “Paulo Afonso em verdes lagos”, o município de Paulo Afonso na Bahia recebeu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através da empresa DHF Engenharia para apresentar, na manhã da última quinta-feira (17,) o termo de referência para execução do projeto de requalificação ambiental. A apresentação aconteceu na Secretaria de Educação do município.


O projeto elaborado pelo município foi apresentado ao CBHSF em atendimento ao edital de chamamento público 01/2018, e tem o objetivo de revitalizar o entorno de três lagos (Lago Itapoã, Lago Tropical e Lago da Siriema) na cidade de Paulo Afonso. De acordo com o Termo de Referência, entre os apontamentos, será necessário o reflorestamento e isolamento da área do lago Itapoã, além da sua revitalização, melhorando o aspecto visual da região e disponibilizando espaços de lazer no entorno do lago; ampliação do viveiro municipal de mudas nativas de médio e grande porte e plantas ornamentais, que passará à capacidade de produção de aproximadamente 100 mil mudas por ano.

Projetado inicialmente como zona de descarga hídrica, o Lago Itapoã, atualmente encontra-se em situação de degradação e por isso deverá ter 60% de área reflorestada (2,63 hectares). A empresa responsável pela execução do projeto, a ser contratada pelo CBHSF em uma próxima etapa terá ainda que realizar atividades de mobilização social para promoção da preservação e proteção do meio ambiente.

“Esse é um dos cinco projetos selecionados pelo CBHSF para execução dos serviços. Trata-se de uma ação importante e almejada pela comunidade que vai oferecer um espaço preservado para que a população possa cuidar”, afirmou o Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Honey Gama, informando ainda que em breve será agendada reunião para apresentação dos projetos em andamento na CCR.

Além de representantes do Comitê, também estiveram presentes na reunião representantes da prefeitura de Paulo Afonso através das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Educação, da empresa DHF Engenharia, Agência Peixe Vivo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Projetos no Baixo São Francisco

O Edital de Chamamento Público de Projetos 01/2018 teve o propósito de selecionar demandas espontâneas, como, diagnósticos, ações e intervenções destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental. No Baixo São Francisco serão atendidas ainda as cidades de Piaçabuçu, Penedo e Santana do Ipanema em Alagoas, além de Porto da Folha em Sergipe.

Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1 milhão para a execução dos projetos no Baixo São Francisco.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Divulgação