Em última reunião dessa gestão, CCR Alto São Francisco faz balanço das atividades

30/08/2021 - 14:56

Cinco anos se passaram e mais um ciclo se completa. A atual gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) termina no início de setembro. Em vista disso, a Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco realizou, no dia 26 de agosto, por videoconferência, a última reunião da atual composição para apresentar o balanço de suas atividades.


A CCR Alto São Francisco possui atualmente 14 projetos em andamento divididos em cinco projetos de requalificação ambiental, dois projetos de sustentabilidade hídrica no semiárido, cinco projetos especiais, um projeto de esgotamento sanitário e um instrumento de gestão de recursos hídricos.


Confira a apresentação com os projetos da CCR Alto em andamento:


Outra importante ação é a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para 11 municípios mineiros. A previsão é que os municípios de Diamantina, Japaraíba, Moeda, Martinho Campos, Santa Rosa da Serra, Bambuí, Bonito de Minas, Urandi, Feira da Mata, Mamonas e Verdelândia recebam os PMSB em 2022.

Altino Rodrigues Neto e Adson Ribeiro alternaram a coordenação e secretaria da CCR Alto São Francisco na atual gestão e agradeceram a parceria e confiança. “Foram muitas as conquistas nesse mandato excepcional de cinco anos. Avançamos muito na gestão do Alto São Francisco com a execução de projetos importantes para melhorar a qualidade ambiental não só da região do Alto como de toda a bacia, visto que somos a cabeceira do São Francisco. Com união e comprometimento, iniciamos a construção de um futuro melhor para a bacia!”, declarou o coordenador, Altino Neto.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participou da reunião e agradeceu o empenho de todos os membros na gestão do Alto São Francisco. “Encerramos um ciclo com chave de ouro. Agradecemos a parceria de todos no empenho em transformar a realidade atual da bacia do São Francisco em algo melhor para o futuro! Vivemos uma crise hídrica sem precedentes e as mudanças nas defluências das vazões do Velho Chico é preocupante. Para a próxima gestão deixaremos os relatórios da nossa gestão para que, os próximos gestores tenham um norte no início de seus trabalhos”, disse.

A próxima coordenação e secretaria da CCR Alto São Francisco será definida na reunião Plenária que acontecerá no dia 9 de setembro de 2021.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
* Luiza Baggio
*Foto: Bianca Aun