Em reunião, DIREC trata de assuntos que visam o avanço das ações do Comitê em 2021

03/03/2021 - 9:00

A Diretoria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu na última sexta-feira (26) para avaliar algumas solicitações de apoio, aprovar a ajuda memória das reuniões dos dias 06/11/2020, 21/12/2020 e 28/01/2021 e ver apresentações de projetos que visam a melhor gestão das águas do rio São Francisco.

A representante da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro, apresentou durante a reunião um projeto que tem como finalidade uma melhor gestão das águas do projeto de integração do rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional, no território de Pernambuco. “Nele é tratada a questão da irrigação, melhores culturas, aptidão de terras e viabilidade econômica da prática de irrigação com as águas do São Francisco. Por trás de toda essa base de conhecimento almejada que queremos fazer em parceria com o Comitê e a Agência Peixe Vivo está justamente o foco na sustentabilidade e na questão econômica, social e ambiental, já que o projeto é focado essencialmente na segurança hídrica. No estado de Pernambuco nós estamos falando de situação de extrema escassez, principalmente em relação ao abastecimento humano. A água é muito desejada e necessária, mas queremos fazer uma gestão organizada e de forma responsável”, disse.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o principal destaque da reunião da DIREC foi sem dúvida a apresentação da APAC que trouxe possibilidades de parceria com o Comitê, visando o aprofundamento da gestão das águas, principalmente na bacia do rio Pajeú. “Isso tudo se insere no contexto do Termo de Cooperação que o Comitê firmou com o Governo de Pernambuco tendo em vista o avanço e a construção do Pacto das Águas. Foi um momento bastante elucidativo e eu acho que vamos ter, sem dúvida, uma parceria importante com a APAC”, afirmou.

Foram debatidos também assuntos relativos às medidas necessárias para fazer avançar durante o ano de 2021 a aplicação dos recursos da cobrança pelo uso das águas em um ritmo mais veloz, tendo em vista que o Comitê vai se esforçar para cumprir suas metas conforme o que está determinado no novo Contrato de Gestão. Além disso, Givanildo Silva, diretor técnico da Topocart, apresentou um levantamento do uso de recursos hídricos no trecho incremental do rio São Francisco. O objetivo do projeto é realizar o mapeamento das captações e dos pontos de lançamento de efluentes significativos e existentes na calha principal do rio São Francisco, em três regiões distintas do trecho incremental da vazão, entre os municípios de Três Marias, em Minas Gerais, e Morpará, na Bahia.

Segundo a diretora executiva da Agência Peixe Vivo, Célia Froes, a reunião da DIREC é sempre uma oportunidade de alinhamento entre os diretores do Comitê e da APV. “Um ponto em destaque desta reunião foi o resultado da avaliação pela Comissão de Avaliação Interministerial (CAv) do relatório de gestão 2020.  A Comissão avalia se a APV atingiu o cumprimento das metas dos indicadores de 2020, entre eles a execução dos recursos da cobrança. No geral o resultado foi positivo, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia. Para o ano 2021 as metas serão mais desafiadoras, por isso a importância do alinhamento de ações entre o Comitê e a Agência, para se obter um bom resultado em prol da melhoria das águas da bacia do rio São Francisco”, explicou.

Na oportunidade, um grupo de consultores fez uma análise sobre a política de comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no sentido de ampliar, ou melhor, aprofundar seus objetivos e resultados. “Precisávamos de um olhar externo, pontuar o que avançou, obteve êxito e cresceu. A política de comunicação é bem avaliada. Destaco a Campanha Vire Carranca de 2020 que, inclusive é finalista do Prêmio ANA”, concluiu o presidente do CBHSF.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Fernando Piancastelli