Diretoria Executiva do CBHSF e Agência Peixe Vivo realizam reunião por videoconferência e desenham possíveis cenários financeiros diante da pandemia da Covid-19

13/05/2020 - 17:28

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reuniu-se por videoconferência com os membros da Diretoria Executiva e representantes da Agência Peixe Vivo para assistirem a apresentação dos cenários financeiros dos recursos de custeio da Agência Peixe Vivo relacionados ao Contrato de Gestão nº 014/ANA/2010.

Durante a reunião, vários cenários financeiros foram apresentados aos participantes que resolveram se antecipar ao novo quadro econômico diante da pandemia da Covid- 19. A diretora executiva da Agência Peixe Vivo, Célia Froes, disse que a equipe da APV se antecipou às possíveis frustrações financeiras dos próximos meses e todos trabalharam com vários cenários relacionados ao orçamento de custeio. “Apresentamos nossas propostas e Anivaldo Miranda concordou com o que propusemos. Estamos avaliando tudo nos mínimos detalhes para buscar reduzir as despesas em meio à pandemia do coronavírus”, pontuou.

Segundo o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, nesse momento de crise são necessárias novas medidas de contenção financeira devido a diminuição de arrecadação deste ano. “Infelizmente é preciso nos prepararmos e repensarmos ainda outras situações para minimizar esse grave problema financeiro das despesas”.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, os cenários financeiros apresentados pela APV são preocupantes. “Entendemos que a Agência Nacional de Águas tem que de fato tomar medidas para socorrer os agentes da economia nesse momento de contração das atividades, entretanto, no caso específico da cobrança pela água bruta, esse assunto deve ser melhor debatido porque dado o baixo percentual dos recursos de custeio das agências delegatárias, pelo menos no caso do Comitê do São Francisco, criou um problema que precisa ser resolvido. É melhor enfrentar agora do que no final do ano. Por isso, tem que ser feito um diálogo pelas três partes do contrato de gestão, como o Comitê, a agência delegatária e a ANA. É o que buscaremos a partir de agora”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento