A reunião da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada em Penedo (AL), nesta sexta-feira (25.10), serviu para apresentação e discussão de projetos hidroambientais que estão em execução no âmbito da bacia do Velho Chico. Na oportunidade, o grupo também analisou as indicações dos nomes para formação das câmaras técnicas que compõem o CBHSF.
Além disso, outra questão debatida durante o encontro está relacionada ao posicionamento a ser tomado pela Agência Nacional de Águas – ANA com relação à redução da vazão do rio São Francisco. O presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, antecipou que espera do órgão federal a instalação de um protocolo com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pela baixa vazão do rio, conforme já foi conversado em reuniões anteriores com a ANA e o setor elétrico.
O tema será motivo de reunião na sede da ANA no início de novembro, em Brasília (DF). “A ANA tem cumprido o acordo de realizar reuniões mensais para discutir o relatório de acompanhamento dos efeitos da vazão do rio, mas no próximo mês deve ser divulgado um protocolo que prevê uma maior participação da comunidade nas ações da agência, modificando a forma como ocorre atualmente”, explicou Anivaldo Miranda.
Também se discutiu as datas para entrega de obras em diversos pontos da bacia hidrográfica. Apesar disso, o assunto ainda será discutido, para buscar a acomodação de agenda dos membros do CBHSF com as datas previamente definidas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF