DIREC aprova resolução para apoios em ações do Comitê, trata de seminário da UHE Formoso e novo Contrato de Gestão é apresentado

24/09/2020 - 9:49

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, reuniu-se na tarde de ontem (22), por videoconferência, com os membros da Diretoria Colegiada (DIREC) e representantes da Agência Peixe Vivo.

Na pauta, destacaram-se a apresentação da nova coordenação da CCR Alto São Francisco, a proposta do Seminário UHE Formoso, a apresentação de propostas relacionadas ao chamamento para seleção de projetos de sistema de esgotamento sanitário, a aprovação da resolução DIREC que define a ação que será apoiada pelo CBHSF, bem como houve a apresentação das metas e indicadores do novo Contrato de Gestão.

Eleito por unanimidade, Altino Rodrigues Neto assume a coordenação da CCR Alto São Francisco no lugar de Adson Roberto, que precisou se afastar por motivos pessoais e profissionais. Sobre o Seminário UHE Formoso, a gerente de integração da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, informou que o evento ocorrerá na modalidade on-line no dia 30 de setembro. Serão apresentadas três palestras que abordarão principalmente os impactos que a possível implantação da Usina irá causar na biodiversidade da bacia do rio São Francisco. O seminário será transmitido no canal do CBHSF no Youtube.

Seguindo a pauta, foi aprovada resolução DIREC que definiu as ações que receberão o apoio do CBHSF, entre as quais o livro “Expedição Científica Velho Chico: levando água a quem tem sede de conhecimento”, o livro “Samburá – A Sombra de um rio” e o Festival de Cinema de Penedo. Os representantes da Agência Peixe Vivo apresentaram aos membros da Diretoria Colegiada as metas e indicadores do novo Contrato de Gestão e despesas de custeio.

Para Anivaldo Miranda, este é o momento de ir organizando tudo em relação ao Comitê, já que no próximo ano haverá eleição e novos membros irão assumir o CBHSF. “As nossas reuniões são momentos importantes para colocarmos nossos posicionamentos e definirmos metas”, disse.

Para o Julianeli Tolentino de Lima, coordenador da Câmara Consultiva Regional Sub médio do rio São Francisco, nesta reunião foi importante destacar a apresentação das propostas relacionadas ao chamamento para a seleção dos projetos do sistema de esgotamento sanitário e a aprovação DIREC que definiu algumas ações que serão apoiadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a exemplo do livro que será publicado sobre a expedição do Velho Chico e também a aprovação do apoio para a publicação do rio Samburá, apoio ao Festival de Cinema de Penedo, evento reconhecido e parte da agenda anual de grandes eventos que acontece em Alagoas e, além disso o apoio ao Desafio dos Sertões, que é uma corrida de aventura que tem o cunho social e o objetivo de promover a educação ambiental. “Vale destacar que também houve a apresentação da APV sobre as metas e indicadores do novo contrato de gestão, e como outra ação importante foi o relatório de gestão parcial de execução das metas do contrato de gestão n°14/2010 para o exercício de 2020. Tudo isso é muito bom porque são meios para que o Comitê e a Agência Peixe Vivo deem total transparência de uso dos recursos que são captados através da cobrança e os investimentos que são feitos no sentido de contribuir para a melhoria das condições da bacia hidrográfica, considerando todas as suas regiões alto, médio, submédio e baixo São Francisco”, finalizou.

A próxima reunião da Diretoria Colegiada do CBHSF ocorrerá em aproximadamente 15 dias. Em breve a nova data será informada aos membros.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento