Diagnóstico socioambiental da Lagoa de Itaparica é apresentado pelo CBHSF em Xique-Xique

02/09/2019 - 11:00

No último dia 28 de agosto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizou uma reunião para a apresentação pública do “Estudo de viabilidade da implantação do plano de ações e intervenções da Lagoa de Itaparica”. O evento, organizado pela Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco em parceria com a Prefeitura Municipal, ocorreu na Câmara de Vereadores de Xique-Xique (BA) e contou com a presença de autoridades locais, professores, pesquisadores, IBAMA, estudantes e lideranças locais envolvidas com a preservação e defesa do complexo lagunar do Rio São Francisco.


O estudo, que engloba 26 pontos de observação e intervenção, é o primeiro passo para uma série de ações coordenadas para a proteção e revitalização ambiental, social e econômica da lagoa, que é a maior às margens do rio São Francisco sendo um importante berçário de reprodução das espécies nativas do rio e fonte de renda e sobrevivência para milhares de pessoas que vivem basicamente da pesca e do extrativismo.

O estudo apresentado representa um avanço nas ações de mapeamento dos impactos às populações do entorno da lagoa, e na promoção de ações práticas, como o trabalho de educação ambiental destinado às populações do entorno da lagoa e população em geral e as ações de desassoreamento, revitalização, fiscalização e monitoramento das lagoas marginais da região.

De acordo com o coordenador da CCR Médio São Francisco Ednaldo Campos, o estudo é um passo fundamental para que se entenda com mais profundidade a problemática ambiental e social envolvendo a Lagoa e, mais do que isso, para que se implementem as tão esperadas ações práticas para o salvamento desse tão importante berçário do rio. “Quando discutimos o plano de ação para as intervenções que seriam possíveis na Lagoa de Itaparica, a execução do diagnóstico ficou sob a responsabilidade do CBHSF. De lá para cá foram seis produtos técnicos desenvolvidos que se desdobraram em 26 ações interventivas. Por isso, atualmente o plano de intervenção da lagoa de Itaparica é o mais avançado de todas as Câmaras Consultivas do São Francisco”, explicou Campos.


Veja as fotos do evento: 

 


O estudo de viabilidade engloba o rol de ações do Plano SOS Itaparica, que, há mais de dois anos reúne esforços do Ministério Público Estadual, por meio do Núcleo de Defesa do Rio São Francisco (NUSF), coordenado pela promotora de Justiça Luciana Khoury, em conjunto com o CBHSF, Prefeituras de Xique-Xique e Gentio do Ouro e representantes do IBAMA, INEMA, ADAB, CODEVASF e da comunidade local no sentido de reverter os impactos sofridos pela Lagoa e suas populações ribeirinhas.

Nesse sentido o diagnóstico ganha ainda mais relevância, pois estudou detalhadamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos da Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa de Itaparica, criando uma base prática para a adoção de medidas para coibir a degradação da região. “O diagnóstico apresentado aqui é fundamental. Pois é uma prerrogativa para o nosso trabalho na Lagoa de Itaparica. Sem esse trabalho não teríamos nem como iniciar nossas ações”, pontuou Roberto Rivelino, Secretário de Meio Ambiente do Município de Xique-Xique.

“A Lagoa é gigantesca. São 14 quilômetros quadrados. Se nós conseguirmos desassorear seu leito em pelo menos 30%, já teremos um resultado magnífico, pois a água ficaria na lagoa sem a necessidade de barramentos”, finalizou Rivelino ao ressaltar que o estudo de viabilidade será o ponto de partida para as dezenas de intervenções planejadas para serem executadas na Lagoa nos próximos meses.

A partir das ações práticas previstas no Plano de Ações e Intervenções na Lagoa de Itaparica espera-se que a lagoa seja revitalizada e volte a ser o importante local de reprodução dos estoques pesqueiros e aquáticos do Rio São Francisco, retomando sua importância para a qualidade de vida das comunidades que ali vivem. Dessa forma, combinados com ações educativas de conscientização ambiental se poderá promover um desenvolvimento realmente sustentável, no qual o aspecto sócio econômico se dê sem agressão ao equilíbrio ecológico, social e cultural.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Henrique Oliveira
*Fotos: Henrique Oliveira