Em sua 9ª edição, evento contou com o apoio do CBHSF e aconteceu em Paulo Afonso (BA).
Neste final de semana, o Rio São Francisco recebeu ao longo do seu leito o evento esportivo ‘Desafio dos Sertões’, que une a prática do esporte radical à conscientização de que é preciso cuidar para continuar desfrutando dessa riqueza que é o manancial.
O evento completou sua nona edição e aconteceu na cidade de Paulo Afonso – BA, passando ainda pelos estados de Alagoas e Sergipe. Segundo Walter Guerra, um dos organizadores, a ideia é trazer atletas de diversas regiões para a bacia do São Francisco mostrando o potencial da região e agregando força na busca da preservação do bioma Caatinga e do Rio da Integração Nacional. “Tenho uma relação direta com o Velho Chico. Sou de Juazeiro na Bahia e por isso não tem como pensar em algo que não envolva as águas. É por isso e também por fazer parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Sobradinho que a gente vem nessa luta por ocupar mais os espaços que são disponibilizados ao esporte e lazer. Queremos difundir isso também como múltiplos usos”, explicou Guerra.
Além de buscar a implementação da política de recursos hídricos em toda bacia, estabelecendo regras de conduta locais, gerenciamento dos conflitos e os interesses locais, o CBHSF também tem entre suas competências a promoção do debate das questões relacionadas aos recursos hídricos e articular a atuação das entidades. “Estamos no monumento natural do Rio São Francisco e este é o palco onde acontecem diversas discussões sobre os impactos do homem sobre o meio ambiente e por isso mesmo, trazemos um evento deste porte que pode dar a dimensão aos atletas e todas as pessoas envolvidas para o foco da preservação. Não cansamos ainda e vamos continuar lutando pelo nosso Rio”, completou Guerra.
Para os atletas Augusta Brasileiro e Jean Carlos de Araújo, a competição associada às questões ambientais é uma discussão permanente. “Estamos competindo em um esporte de aventura em um dos nossos maiores cartões postais que é o Rio São Francisco. Tão importante quanto a competição, é conhecer a fundo essa riqueza que temos a nossa disposição, mas que, muitas vezes não damos valor e precisamos sim colocá-lo como prioridade, pois o Rio São Francisco é vida”, ressaltam.
Confira as fotos do evento:
O ‘Desafio dos Sertões’ contou com o apoio do CBHSF e promoveu a competição nas modalidades Corrida de Rua, Trekking, Mountain Bike, Rapel, Remo e Travessia do Rio São Francisco. “O Desafio dos Sertões é um importante evento, pois cultiva atividades de preservação do meio ambiente e contribui para que mais pessoas entendam a dimensão da luta que travamos para recuperar as áreas degradas da bacia. O trabalho é contínuo e quanto mais pessoas entenderem esse processo, mais conseguiremos, enquanto Comitê, chegar mais longe. Esse é o objetivo”, concluiu o Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo SF, Honey Gama Oliveira.
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Juciana Cavalcante