Coordenador da CCR Submédio São Francisco recebe equipe de organização do Desafio dos Sertões

19/09/2019 - 9:57

Na luta pela conscientização sobre a preservação e revitalização da Bacia do São Francisco todos os esforços são válidos e nesse objetivo, pelo décimo ano, o Desafio dos Sertões, evento para a prática de esportes de aventura, levou para as margens do Rio São Francisco atletas de várias localidades.


O evento que reúne atividades de moutain bike, canoagem e trekking retornou à região de Sobradinho, cidade do norte baiano que abriga um dos maiores lagos artificiais, o reservatório responsável pela geração elétrica e que vem na última década sofrendo com os longos períodos de estiagem.

Foi no Lago de Sobradinho, que chegou a registrar em 2017, cerca de 10% de sua capacidade total de armazenamento, um dos piores resultados registrado desde que foi construído, em 1980; que os atletas percorreram quase 3 mil km. “Já estivemos nessa mesma região com o evento há alguns anos e ao retornar constatamos uma triste realidade; a de que nada melhorou. Em termos de preservação, cuidados com o Rio e com a Caatinga ainda precisamos fazer muita coisa e é por isso que fazemos o Desafio na Bacia do São Francisco, para que mais pessoas vejam e atuem como agentes de transformação”, afirmou Walter Guerra, organizador do evento.

Essa foi parte da avaliação feita pela equipe de organização do Desafio dos Sertões junto ao Coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, Julianeli Lima em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (18 de setembro). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é parceiro do evento e apoia a ação pela conscientização que pode proporcionar através do seu percurso. Também participou da reunião Daniel Mariano, integrante da equipe de organização do evento.

O Desafio dos Sertões aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro. “Participando do evento, pude ver que mesmo tendo pessoas que moram na bacia do São Francisco e que ainda desconhecem a realidade do nosso rio e da Caatinga, e por isso o Comitê apoia iniciativas como essa; por entender que é mais uma ferramenta auxiliar para o conhecimento e luta pela preservação”, ressaltou o coordenador da CCR Submédio Julianeli Lima.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante