A história do Forte Maurício do Penedo

05/04/2015 - 14:54

Em 1637, os holandeses invadiram o povoado de Penedo por causa da sua localização estratégica, na foz do São Francisco, e lá, construíram o Forte Maurício do Penedo, em homenagem à Maurício de Nassau, governador holandês por oito anos no Nordeste brasileiro, exceto a Bahia.
O Forte Maurício do Penedo localizava-se na altura da vila e se destinava a interromper as comunicações e suprimentos de gado inimigos, por terra, para a Bahia. O Forte era também o ponto de apoio usado pelo exército de Nassau para as conquistas nos sertões do São Francisco e, principalmente para executar a invasão a Sergipe, em 1637.
O próprio Nassau descreve o forte como:
Tem cinco pontas, e está assentado sobre uma rocha escarpada que se eleva a 80 pés de altura sobre o rio. De um lado é tão escarpado que se faz inacessível, e do outro lado, onde de algum modo o inimigo poderia chegar, é defendido por três baluartes. Na sua vizinhança a terra é baixa, excetuando um monte, a qual durante todo o verão se cobre de água, que se eleva à altura de um homem. O forte tem altas muralhas e fossos fundos, mas secos (…).” 
Além de fonte de vida, o Velho Chico é cheio de história.