Comunidade indígena Xocó, de Porto da Folha (SE), é contemplada com projeto de recuperação de áreas degradadas

27/09/2021 - 17:00

O seminário de apresentação e entrega do projeto financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) aconteceu no dia 22/09, na comunidade indígena Xocó, localizada na Ilha de São Pedro e Caiçara, pertencente ao município de Porto da Folha (SE). O evento ocorreu no formato presencial e cumpriu todos os protocolos sanitários como o distanciamento social, o uso de máscaras e a utilização do álcool em gel.

Josinaldo Ribeiro, chefe da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) na Aldeia Ilha de São Pedro há 14 anos, participou do evento juntamente com o Cacique Bá, outras lideranças, membros da comunidade e os representantes da Inovesa. Segundo ele, “o projeto é motivo de muito orgulho e gratidão para toda comunidade Xocó, que estava com o território Caiçara aberto sendo ameaçado diariamente por caçadores e outras pessoas que viviam praticando crimes ambientais na terra indígena, desmatando e caçando contra a vontade do Povo Xocó. Ratificamos os nossos agradecimentos a todos os membros do Comitê, da Agência Peixe Vivo, da empresa Inovesa e desejamos que a nossa parceria perdure por muitos e muitos anos, em prol da preservação ambiental do Velho Chico e do desenvolvimento social da comunidade indígena Xocó”.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, reafirmou o compromisso do CBHSF com as comunidades tradicionais da bacia. “Vimos que essa comunidade precisava demais desse projeto, do cercamento para proteger uma área sagrada que estava sendo invadida por pessoas mal-intencionadas. O Comitê recuperou estradas, cercou a área e deu todo suporte à comunidade e ao Velho Chico”.

Para Jorge Olavo, gerente de operações da Inovesa, empresa que apresentou o projeto na comunidade Xocó, a receptividade de todos foi muito boa em relação ao que foi mostrado. “Apresentamos os serviços executados na região, um pouco da área de atuação da Inovesa e os benefícios que o projeto trará à comunidade. Informamos também que em relação aos bueiros a serem implantados, eles precisarão esperar um pouco mais pela execução, entretanto terão os serviços realizados no próximo ano”, finalizou.


Veja as fotos do evento: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Deisy Nascimento