Cerca de 300 crianças de escolas públicas assistiram aos curtas-metragens no Circuito Penedo de Cinema

27/11/2018 - 16:12


Campanha Vire Carranca fez sucesso entre os pequenos que ganharam máscaras deste símbolo
do Velho Chico. Foram exibidas 15 películas somente na manhã de hoje.


A manhã desta terça-feira (27) foi mágica e divertida para cerca de 300 crianças de escolas públicas municipais que chegaram ansiosos para conhecer a sala de exibições do Circuito Penedo de Cinema. Elas assistiram a 15 curtas-metragens durante a Mostra de Cinema Infantil. Na quarta e quinta-feira outras películas serão exibidas para mais crianças da rede municipal de ensino.
Para o pequeno Marcos Rogério, de oito anos, da Escola Municipal Irmã Jolenta, foi muito divertido e a animação ‘Os Sonhos Movem o Mundo’ chamou sua atenção. “Eu gostei muito de ver todos os desenhos, principalmente o que falou sobre sonhos. A máscara de carranca também ficou legal, eu vou levar uma para o meu irmão”, disse.
Outra garotinha de nove anos, a Natália Santos, ficou fascinada com a animação ‘Peixonauta – O Caso das Garrafas Plásticas’ porque traz uma reflexão sobre a poluição ambiental. “É importante que a gente não jogue lixo, garrafas plásticas e demais dejetos no mar para assim evitar que mais tartarugas e outros animais morram”, constatou.
Em paralelo à exibição dos curtas-metragens ocorreram duas oficinas: uma de Vídeo Ambiental ministrada por Alberto Casa Grande, no Centro de Extensão Universitária (CEU), e a outra, Direção de Atores para Cinema e TV, foi ministrada por Ninho Moraes, no Círculo Operário.
O jovem estudante Emerson Farias está participando da oficina de Vídeo Ambiental e disse que a experiência tem sido enriquecedora. “Estou ansioso para dar continuidade a esta oficina para poder aprender como produzir um vídeo voltado para o meio ambiente”, contou. A oficina terá duração de três dias.
 

 
Agora à tarde vai acontecer a 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, na praça 12 de Abril. Os filmes exibidos serão: Meninos Verdes, Rio de Lágrimas, Pintado, Os Segredos do Rio Grande, Balanceia, Penedo, Caminho das Águas, O Que Nos Resta do Chico, Epigramas e Custos. Já às 19 horas ocorrerá mais uma Mostra Competitiva, desta vez o 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas onde haverá a exibição das películas: Seja Bem-Vindo!, Mãe?, Impermeável Pavio Curto e À Espera. Logo em seguida terá a mostra de longa-metragem: Pagliacci [Bate-papo com o ator Fernando Sampaio, diretores Luiza Valença e Júlio Hey] e, para finalizar a programação cultural reserva a apresentação do Clowns de Quinta.
O estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), montado ao lado da sala de exibições, conta com um mural para os visitantes deixarem suas mensagens, tirarem fotos e conhecerem um pouco mais sobre a história do Velho Chico.
 


*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Edson Oliveira