Município no Vale do São Francisco sedia primeira reunião da CCR do Submédio São Francisco

16/03/2018 - 14:56


A Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco realizou na quinta-feira (15 de março) a primeira reunião ordinária do ano de 2018. As CCRs correspondem às coordenações das regiões hidrográficas e fazem parte da estrutura organizacional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). As Câmaras visam promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, além de cumprir um papel fundamental na intermediação da apresentação de projetos que contribuem diretamente com a preservação do Rio São Francisco e seus afluentes.
Na região do submédio que abrange os municípios após Remanso (BA) passando por Pernambuco até o limite com Alagoas, a reunião tratou da necessidade de alteração nos limites das regiões fisiográficas proposto em encontro extraordinário realizado no final do mês de fevereiro quando se apresentou estudo demonstrativo por dados no GPS sobre a geolocalização de cada município. Além disso, os membros da CCR e a comunidade presente também acompanharam as informações sobre a entrega de projetos de recuperação hidroambiental para o ano corrente.
O CBHSF abriu edital de chamamento público de projetos para apresentação de demandas espontâneas que deverão ser entregues nas CCRs correspondentes ao local de atuação do proponente. O objetivo é selecionar demandas espontâneas compreendendo diagnósticos, ações e intervenções destinadas à implantação de serviços de requalificação ambiental. Os projetos selecionados serão financiados integralmente pelo CBHSF apoiado pela Agência Peixe Vivo, agência de bacia do Comitê, com valor arrecado pela cobrança do uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
“Os projetos devem primar pela qualidade, respeitando os critérios do edital para que possam estar de acordo e concorrer à seleção. O Comitê tem a preocupação de atender as comunidades e garantir a integralidade das obras, de modo que elas sejam eficientes e cumpram seu objetivo”, explicou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Tolentino. O período para apresentação de demandas, aberto em 26 de fevereiro segue até o próximo dia 26 de março.
Durante a reunião ainda foram abordados os informes sobre Fórum Mundial das Águas e o Fórum Alternativo Mundial das Águas (FAMA) que acontecem a partir do dia 18, em Brasília; informações sobre programas de monitoramento de processos erosivos e projetos de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Bacia do Rio São Francisco pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e apresentação de pesquisa realizada pelo Instituto Federal da Bahia (IF Baiano) sobre processo de erosão na área do Rio Salitre.
Além dos membros da CCR, representantes de diversas instituições e entidades, também participaram da reunião o diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, os prefeitos das cidades de Juazeiro (BA), Paulo Bonfim e de  Águas Belas (PE), Aroldo Lima, além do vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e representantes dos municípios baianos de Curaçá e Chorrochó, entre outros órgãos.

Confira as fotos da reunião

*Texto e fotos: Juciana Cavalcante