O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, realizou, na última semana, entre os dias 15 e 17 de janeiro, nos municípios baianos de São Desidério, Ibipeba, Santa Maria da Vitória, Barreiras e Catolândia, seminários de apresentação de novos projetos de recuperação hidroambiental do Comitê.
O objetivo dos encontros que, de acordo com Pereira, reuniu mais de 500 pessoas, foi apresentar a segunda remessa de projetos a serem financiados com recursos da cobrança pelo uso das águas do Velho Chico e agregar novas propostas dos moradores aos projetos.
“Esses momentos foram ricos na troca de ideias e o que constatamos é que as comunidades, de modo geral, abraçaram os projetos. Esse modelo no qual a comunidade participa da construção do projeto faz toda a diferença. E, a gente tem avançado nisso enquanto CCR”, disse Claudio Pereira. Para ele, embora o CBHSF ainda precise avançar com o debate presencial em outras comunidades da Bacia, a leva de projetos simboliza o começo de mais uma etapa de esforços na busca de um Velho Chico revitalizado.
Visando melhorar a qualidade e a quantidade das águas do rio, a previsão é de que, ainda este ano, todos os projetos que foram debatidos sejam licitados. As possíveis intervenções serão realizadas em rios como Riacho Brejão (Santa Maria da Vitória), Boa Sorte (Barreiras / Catolândia), Verde e Jacaré (Ibipeba) e São Desidério (São Desidério).
“Minha expectativa é que até o final do ano haja debate nesse sentido, também, em outras regiões da Bacia”, completou o coordenador da CCR. Estiveram presentes, nos seminários, representantes de instituições do Poder Público Municipal, escolas, associação de moradores, a agência delegatária do CBHSF, AGB – Peixe Vivo, Gama Engenharia e instituições ambientais.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF