CCR do Médio São Francisco participa de Romaria em Bom Jesus da Lapa

09/07/2013 - 18:02

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, participou da 36ª Romaria da Terra e das Águas, que aconteceu em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, no ultimo final de semana (entre os dias 5 e 7. 07). O objetivo principal da caminhada, que contou com cerca de oito mil romeiros, é a busca por melhorias no uso da terra e da água.
Com o tema “que sociedade temos? Que sociedade queremos?”, a romaria reuniu povos e organizações de diversas regiões do país em defesa de questões sociais, entre elas o cuidado com o rio São Francisco. Na oportunidade, as comunidades quilombolas se reuniram para consolidação de um debate aprofundado sobre os recursos hídricos e, em seguida, caminharam pelas ruas. “É importante que haja uma preocupação social maior, tanto por parte das pessoas, individual e coletivamente, como dos governos, para a preservação e manutenção das nossas riquezas naturais. Somos todos dependentes desse bem que é a água”, disse Claudio Pereira.
O evento, que foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra – CPT (BA), em parceria com outras instituições, além de denunciar o descaso com a preservação do Velho Chico, protestou também para que haja melhorias na saúde, educação, no desenvolvimento sustentável, nos direitos dos povos indígenas, ribeirinhos, pescadores, extrativistas e quilombolas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF