CCR do Baixo fará reunião em Maceió

12/11/2015 - 19:38

A Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, integrante da estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, fará reunião extraordinária no dia 17 de novembro, em Maceió (AL). Constam na pauta informes da Comissão de Acompanhamento de Projetos (CAP), definição da estratégia de participação dos membros da CCR na próxima plenária do Comitê, em dezembro, em Salvador (BA), e oficina técnica com o Projeto Innovate.
O coordenador da CCR, Melchior Carlos do Nascimento, explica que a reunião foi convocada, principalmente, devido à oficina do projeto desenvolvido pelo governo alemão, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, com foco no rio São Francisco. “A pesquisadora Mariana Sigmund solicitou um espaço na agenda do Comitê para apresentar os resultados do projeto Innovate, trabalho conduzido por ela e uma equipe qualificada de professores”, explica Melchior.
Ele acrescenta que a reunião fortalece o vínculo do CBHSF com as universidades. Por esse motivo, o encontro acontecerá no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), permitindo que os membros da câmara consultiva, assim como a comunidade acadêmica interessada possa acompanhar a apresentação do projeto Innovate.
O projeto tem caráter interdisciplinar de cooperação científica entre Brasil e Alemanha, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Educação e Ciência da Alemanha. O principal interesse é entender as relações entre mudanças climáticas e formas de uso da terra e da água na região do Reservatório de Itaparica, na porção compreendida no Estado de Pernambuco. O projeto visa ajudar a encontrar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento regional, providenciando conhecimentos para suporte de decisões econômicas e ambientais no futuro. Um objetivo adicional do projeto é a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da Alemanha.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF