CCR do Baixo discute sobre Plano de Bacia

26/02/2015 - 16:12

A Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco se reuniu de maneira ordinária nesta quinta-feira (26.02), no auditório da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), em Maceió (AL). O encontro, conduzido pelo coordenador da CCR, Melchior Carlos do Nascimento, teve como principal item de pauta a apresentação do plano de ações da empresa Nemus, contratada pela agência delegatária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) para a atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Velho Chico.
O representante da empresa, Emiliano Santiago, expôs as dificuldades para acessar as informações nos órgãos públicos, as quais devem subsidiar a elaboração do plano. Além disso, o encontro confirmou junto aos membros da CCR o calendário das consultas públicas na região, definidas para os dias 12 de maio, em Arapiraca (AL); 13 de maio, em Propriá (SE); e 15 de maio, em Penedo (AL).
Também foram definidas as oficinas setoriais, com pequenas modificações nas datas, a fim de evitar o esvaziamento das atividades, caso estas aconteçam aos sábados. As oficinas contarão com 20 participantes, cujas indicações serão divididas igualmente entre nomes de Alagoas e Sergipe.
O diretor técnico da agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, fez uma breve apresentação sobre cada etapa a ser seguida pela empresa para a construção do plano. “A Nemus precisa receber o maior número possível de informações e ouvir todos os públicos inseridos na bacia”, explicou. O calendário da empresa será replicado em todas as quatro regiões fisiográficas da bacia do São Francisco e deverá ser exposta amanhã em Petrolina (PE).
Representante da secretaria de Meio Ambiente do estado de Sergipe e membro do CBHSF, Pedro Lessa fez a leitura de ofício do governador sergipano, Jackson Barreto, no qual o chefe do Executivo constitui uma comissão com o objetivo de formular conjunto de políticas para nortear as ações do poder público no Baixo São Francisco pelos próximos quatro anos. O documento, recebido pelo presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, deverá servir para solicitar do governo alagoano iniciativa semelhante.
Participaram da reunião da CCR, além dos membros da Câmara, representantes da prefeitura de Belo Monte (AL), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Consórcio de Meio Ambiente de Sergipe, da Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas. Contou ainda com a presença do promotor Alberto Gaspar de Mendonça, do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL).
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF