CCR Alto realiza primeira reunião do ano

21/02/2013 - 18:12

Os membros da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco – CCR Alto realizaram a sua primeira reunião do ano nesta terça-feira (19.02), em Belo Horizonte (MG). O encontro discutiu temas de interesse da CCR, inclusive sobre o seu local de funcionamento daqui para frente, e contou com a presença do presidente da entidade, Anivaldo Miranda.
A reabertura do escritório da CCR Alto São Francisco foi um dos principais temas discutidos. Em decisão, os membros decidiram por utilizar provisoriamente o espaço físico da AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte, como local para a condução dos trabalhos e atividades da CCR Alto. O coordenador da Câmara, Márcio Pedrosa, também colocou a disposição o escritório da ABES MG – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Minas Gerais para eventuais necessidades.
Presidente_CBHSF_ Anivaldo_ Miranda_discursando_membros_CCR_Alto
Convidado a participar do encontro, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, falou sobre as visitas que tem feito a órgãos públicos e eventos na tentativa da consolidação do papel político e institucional do Comitê do São Francisco. “Estive no seminário do Corredor Multimodal do São Francisco, em Salvador, e expressei meu descontentamento pelo fato de o CBHSF não ter sido sequer convidado para debater o assunto”, afirmou.
Para ele, o Comitê do São Francisco precisa estar inserido nas principais discussões em torno do rio. “O Comitê precisa afirmar-se como um ente dentro desse contexto”, observou. O presidente terminou sua fala lembrando a importância da aproximação com os comitês estaduais. “É interessante que o Alto São Francisco lidere a ligação do CBHSF com os comitês estaduais de Minas Gerais”, disse.
Alberto_Simon_Schvartzman_diretor_técnico_AGB_Peixe-Vivo_ CCR_alto_SF
A pauta do encontro ainda constou da apresentação da AGB Peixe Vivo sobre a atual situação dos projetos hidrambientais da CCR Alto, em execução em municípios mineiros, e de informes sobre a abertura do prazo para a recepção de novos projetos para a região do Alto São Francisco, que serão inseridos no Plano de Aplicação Plurianual 2013-2015 do CBHSF. Além disso, os membros dedicaram-se ao debate em torno das propostas de alteração do regimento interno e do processo eleitoral para renovação dos membros do Comitê do São Francisco.
Participaram no encontro, realizado na ABES – MG, Eduardo Luiz Rigotto, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Wagner Soares Costa, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Jadir Silva de Oliveira, representando a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig); Carlos Alberto Santos Oliveira, da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG); Adson Roberto Ribeiro, da Associação da Bacia do São Pedro; Luciano Souza Ribeiro, da Cooperativa dos Piscicultores do Alto e Médio São Francisco; Valéria Almeida, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Renata Maria, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Geraldo José dos Santos, da Associação Comunitária Sobradinho II; além dos diretores da AGB Peixe Vivo Ana Cristina da Silveira e Alberto Simon Schvartzman.