CBHSF visita obras de esgotamento sanitário rural em Volta Grande, comunidade quilombola de Lapão (BA), e obras do viveiro na sede do município

17/03/2025 - 16:12

Na manhã de quarta-feira, dia 12, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, por meio da Câmara Consultiva Regional Médio São Francisco, visitou as obras de esgotamento sanitário rural que estão sendo realizadas em Volta Grande, comunidade quilombola no município de Lapão (BA). Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o engenheiro civil designado pela Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, além de técnicos e engenheiros da Construtora Joamar, responsável pela execução da obra.


O projeto de esgotamento sanitário rural tem por objetivo a implantação de um sistema para tratamento e destinação correta dos efluentes domésticos, de modo a preservar o lençol freático ao longo da bacia do Rio São Francisco. Para tanto, o projeto prevê a instalação de tanques de evapotranspiração, biodigestores, módulos sanitários, sumidouros e outros.

Segundo Wallas Moreira, engenheiro da construtora Joamar, mais de 130 residências serão beneficiadas com a implantação do sistema. “Já concluímos algo em torno de 80% da obra, resta pouco para podermos entregar o projeto completo à população daqui”, disse o engenheiro.

A obra, que foi iniciada em agosto do ano passado, é fomentada por edital do CBHSF, que também contemplou outros municípios. Tem um valor aproximado de R$ 2,5mi e prazo estimado para conclusão até o final de maio deste ano. No mesmo dia, à noite, a Joamar realizou uma oficina com o objetivo de instruir a população quanto ao uso e manutenção dos equipamentos instalados. O secretário de Meio Ambiente de Lapão, Orestes Menezes, esteve presente e falou sobre a importância da realização do evento: “Fico feliz em ver a população daqui engajada nesta causa. É de fundamental importância a participação de vocês, no sentido de compreenderem os conhecimentos que estão sendo transmitidos aqui sobre o uso correto e a manutenção dos equipamentos”.


Veja mais fotos:


Visita à obra do viveiro em Lapão (BA)

Ainda na quarta-feira, 12, à tarde, Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, Guilherme Guerra, engenheiro da Agência Peixe Vivo, Orestes Menezes, secretário de Meio Ambiente de Lapão, e engenheiros da Construtora Joamar estiveram na obra do viveiro de Lapão, que servirá ao cultivo de mudas nativas da caatinga.

O secretário da pasta de Meio Ambiente, Orestes Menezes, definiu a construção do viveiro como de extrema importância: “Estamos diante de uma das obras mais importantes do território, tendo em vista o cenário de estiagem e mudança climática que atravessamos. Isso aqui é algo grandioso”.

A obra, que também é de iniciativa do CBHSF, teve seu início em setembro de 2024, com previsão de entrega para maio deste ano, e envolve um orçamento de aproximadamente R$ 1,5mi.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Foto: Rangel Menezes