CBHSF vai participar de ação inédita em Petrolina no dia mundial da água

04/03/2021 - 16:30

No próximo dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, o município de Petrolina vai realizar o plantio de sete mil plantas em área ribeirinha. A ação contará com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, atendendo convite da Agência Municipal do Meio Ambiente da cidade.

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (03) entre o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima; o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores, e técnico administrativo da Agência Peixe Vivo Mauricio Oliveira definiu a participação do CBHSF na iniciativa que faz parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e do programa municipal iniciado em 2016 “Orla Nossa”.

“Petrolina será o primeiro município a plantar em uma manhã sete mil espécies de plantas. Com essa iniciativa queremos provocar outras cidades a também aderir a ideia do plantio em áreas de proteção, replicando a ação em prol do cuidado com nosso rio São Francisco”, afirmou o diretor da AMMA, Victor Flores, lembrando ainda que após o plantio, as atividades não param, isso porque, em parceria com o Instituto Federal do Sertão, será realizado o monitoramento das plantas durante três anos observando a qualidade do solo e da água.

A recuperação da margem do Rio São Francisco, neste molde, foi iniciada em 2019 com o objetivo de atender uma área de 12 hectares de mata ciliar através da limpeza e controle da expansão das algarobas, planta considerada invasora não originária do bioma local. Serão plantadas espécies nativas como  ingazeira, marizeiro, jatobá, juazeiro, tamboril, caraibeira, mulungu, umburana de cheiro, entre outras.

PRAD

Em 2015 a 8ª Vara da Justiça Federal determinou que o município realizasse ações de reflorestamento da Orla II da cidade e adequação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) para Área de Preservação Permanente (APP) de 500 metros a partir da margem do Rio São Francisco, além da exclusão dos efluentes de esgotos que são despejados sem tratamento no rio São Francisco.

“A participação neste evento de plantio e monitoramento das espécies é um primeiro passo que nós, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, estamos dando para que possamos continuar pensando em conjunto e estreitar a parceria município/Comitê em prol da qualidade do rio e da vida dos ribeirinhos”, acrescentou o coordenador da CCR Submédio São Francisco Julianeli Lima.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Emerson Leite