CBHSF realiza visita técnica ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga

19/09/2018 - 18:11


 
Durante a manhã de ontem (18), foi realizada uma visita técnica ao Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA-CAATINGA) e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Participaram da visita membros das Câmaras Consultivas Regionais, os coordenadores do Submédio São Francisco, Julianeli Lima, também reitor da Universidade, e da CCR Médio Ednaldo Campos, o secretário da CCR Submédio, Almacks Luiz, a diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira e o diretor da TantoExpresso, empresa responsável pela comunicação do CBHSF, Paulo Vilela.
O coordenador do Centro, Luiz Cesar Machado Pereira, apresentou ao grupo o espaço e as experiências exitosas de preservação da Caatinga e suas riquezas. O CEMAFAUNA-CAATINGA é um espaço de disseminação do conhecimento científico para a conservação da natureza na Caatinga, aliando o conhecimento às práticas de cunho socioambiental, tecnológico e educacional. Os pesquisadores se concentram no estudo de inventário, resgate e monitoramento da fauna silvestre nas áreas de influência direta e indireta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF), conforme estabelecido no Plano Básico Ambiental de Conservação de Fauna e Flora- 23.


Assista ao vídeo:


É nesse espaço que parte dos animais resgatados nas operações de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que conta com o apoio e incentivo do CBHSF nos estados da bacia do Rio São Francisco, são acolhidos, tratados e devolvidos em segurança à natureza. “É uma alegria enorme saber que na vastidão do país tem um centro de tanta excelência, num esforço de manter nossa biodiversidade com um mínimo de segurança. É uma grande contribuição que a universidade dá não só no avanço científico, mas também na execução de tarefas práticas em missões importantes como essa de devolver animais ilegalmente apreendidos para a natureza e contribuir com a preservação da nossa Caatinga e toda a bacia do São Francisco, numa relação comum”, afirmou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.


Confira as fotos da visita: 


Fiscalização Preventiva Integrada
A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) foi iniciada em 2002, na Bahia, com o objetivo de ser um programa continuado e permanente que visa preservar os recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Já foram realizadas 42 etapas na Bahia, seis em Alagoas, três em Sergipe, uma em Minas Gerais e, com a primeira de Pernambuco, passa a englobar os principais estados da bacia.
Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental
A Rede de Sementes do Projeto de Integração do São Francisco é uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Com atividades desde 2015, o objetivo da equipe é atender às demandas do Programa de Conservação da Fauna e Flora, Subprograma Flora – PBA 23 do Projeto São Francisco, e viabilizar a produção de mudas para implantação dos Planos de Recuperação de Área Degradada (PRADs) nos locais definidos do Programa para Recuperação de Áreas Degradadas – PBA 09 do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF.

Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Marcizo Ventura