Parabéns, Velho Chico!!!

04/10/2021 - 8:58

“Riacho do Navio corre pro Pajeú, o rio Pajeú vai despejar no São Francisco, o rio São Francisco vai bater no ‘mei’ do mar, o rio São Francisco vai bater no ‘mei’ do mar…”

Neste dia 4 de outubro, dia de aniversário do Rio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco saúda todos que fazem sua parte para preservar esse grande patrimônio brasileiro.

Há 520 anos, uma expedição naval comandada por Américo Vespúcio que descia parte da costa brasileira para reconhecimento, deparou-se com a imensidão da foz de um rio grandioso. Desse encontro nasce o primeiro relato oficial em relação ao Rio São Francisco e a data do seu batismo pelos portugueses, que escolheram esse nome por ser o dia 4 de outubro o dia do santo São Francisco. Pelos índios daquela região, o Rio era conhecido como Opará, o rio-mar.

Hoje, o São Francisco é o Velho Chico, é o rio da integração nacional, o rio do Cerrado, da Caatinga e do Sertão, o rio do Brasil, o rio que sofre, o rio que precisa de uma solução.

O maior rio inteiramente brasileiro possui 2.820 km de extensão e responde por 75% da disponibilidade de água doce para o Nordeste. Sua bacia abriga 505 municípios e cerca de 18 milhões de pessoas. Possui 168 afluentes e percorre sete unidades da Federação – Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal. Por sua grande extensão, foi dividido em quatro regiões, para melhor planejamento: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.


Confira algumas fotos do rio São Francisco: 


Viva o Velho Chico!