CBHSF participa do Seminário Inicial do Projeto de Recuperação Ambiental nas bacias hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, em Ibipeba (BA)

12/11/2021 - 19:11

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) marcaram presença no Seminário Inicial do Projeto de Recuperação Ambiental nas bacias hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Ibipeba, município baiano situado no Médio São Francisco, e também contou com a participação de integrantes do CBH dos Rios Verde e Jacaré, Prefeitura Municipal de Ibipeba, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Aplicar Engenharia e população em geral.

A ocasião teve como objetivo apresentar e discutir as ações que serão realizadas no âmbito do projeto. A iniciativa é financiada pela CODEVASF e vem sendo demandada pelo CBHSF e por segmentos da sociedade há vários anos: “O papel do CBHSF é lutar em busca de novos e necessários projetos para melhoria das nossas bacias”, observou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco. A área de atuação do projeto perpassa os municípios de Barra do Mendes, Barro Alto, Brotas de Macaúbas, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ipupiara e Souto Soares.

Executado pela Aplicar Egenharia, o projeto visa promover ações de recuperação e revitalização hidroambiental das bacias hidrográficas do rio São Francisco e Parnaíba para acelerar a melhoria da qualidade da água, garantir a manutenção da sua quantidade, seu uso de forma sustentável e reduzir os processos erosivos que causam perda de solo e assoreamento dos rios e das condições socioeconômicas e ambientais. “Nesse sentido, proteger, preservar e conservar os recursos hídricos são os princípios fundamentais para a recuperação hidroambiental das bacias hidrográficas”, explicou Fernando Machado, técnico da empresa.

Conforme apresentado no Seminário, serão executadas ações nas áreas de maior importância hídrica, a saber, na parte alta da bacia, que compreende a região a montante da barragem de Mirorós, no Rio Verde e a região a montante da sede municipal de Barra do Mendes, no Rio Jacaré, localizados respectivamente a 95 e 62 km do município de Irecê/Ba e a 612 km do município de Salvador/Ba. “Tais áreas têm sofrido com usos irracionais do solo e da água, e consequentemente, impactos significativos ao meio ambiente e aos recursos hídricos”, complementou Fernando Machado.


Confira as fotos do evento: 


Entre as intervenções previstas está a implantação de mini açudes, também conhecidos como barraginhas, com o intuito de conter as águas das chuvas, contribuindo para o tratamento das erosões e recarga dos lençóis freáticos. Outra medida destacada durante a apresentação foi o cercamento de áreas de APP de nascente e de cursos d’água:

“Essa intervenção tem por finalidade preservar recursos hídricos, a paisagem, reduzir a poluição e compactação do solo causada pelo pisoteio de animais, garantir a estabilidade geológica e a biodiversidade e facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, minimizando a ocorrência de processos erosivos, contribuindo para a regeneração natural e o bem-estar das populações humanas”, observou o técnico da Aplicar Engenharia.

Outras ações propostas são a readequação de estradas rurais, plantio de mudas e semeadura, terraceamento, implantação de bueiros e implantação do sistema de passagem molhada, além de atividades de educação ambiental e mobilização social que serão desenvolvidas em paralelo à implantação das obras e estruturas. O prazo de execução do projeto é até março de 2022.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Mariana Carvalho