Passeio ciclístico marca a manhã deste domingo de campanha em defesa do Velho Chico, em Juazeiro (BA)

02/06/2019 - 12:33


Criada com o objetivo de reforçar em todo o território da Bacia a importância da preservação do Rio São Francisco, o dia 03 de junho, data que marca o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) volta com a campanha “Eu viro Carranca Pra Defender o Velho Chico” para o município baiano de Juazeiro. Localizada às margens do Velho Chico, a cidade se desenvolve em torno do potencial das águas e entra na campanha para brigar por melhores cuidados com as águas.


O dia D da campanha é amanhã (03), mas as ações na cidade começaram desde o dia 01 de junho com a ação de conscientização feita com os alunos da Escola Militar da cidade. Eles participaram da limpeza simbólica das margens do Rio São Francisco e do plantio de árvores. Assim como eles, com alguma regularidade, as escolas do município realizam durante o ano ações pontuais para limpeza das margens e como forma de defender o Velho Chico.
Além disso, hoje (02), quando começa a programação oficial da campanha em Juazeiro, as ruas das cidades irmãs (Juazeiro e Petrolina) foram ocupadas já nas primeiras horas do dia pelo passeio ciclístico, que também defende o Rio São Francisco. O percurso começou na vizinha cidade de Petrolina em Pernambuco, passando por diversas das principais avenidas da cidade e se encerrou em Juazeiro na orla da cidade, local que será palco para toda a programação até amanhã (03).
A servidora pública Claudeane Rodrigues participou do passeio e explica as razões que a leva também a lutar pela preservação desse manancial. “O Rio São Francisco é parte da nossa vida. Somos um povo e terra privilegiados, que tem toda essa beleza há poucos metros do nosso alcance e, por isso, entendo que é ainda maior a nossa responsabilidade em cuidar e fazer entender que essa luta tem que ser diária, constante e principalmente, de todos”, afirmou.


Veja as fotos do evento: 


Ainda hoje, a programação segue com a abertura oficial da campanha que acontecerá a partir das 15h na Orla II. Também será realizado o plantio de árvores, apresentações culturais e um passeio de caiaque pelo Rio São Francisco. “Toda essa movimentação é uma parte do que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco faz ao longo do ano. É uma missão que nós, membros temos em levantar a voz e defender o nosso rio por entender e ter a mais absoluta certeza de que ele é vital para toda nossa região. Lutamos por preservação, por revitalização e, quanto mais chamarmos a atenção das pessoas, acredito que agregamos força”, afirmou o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Lima.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Juciana Cavalcante