CBHSF participa de reunião da Innovate em Recife

16/10/2014 - 10:30

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou da mesa redonda intitulada “Modelagem, avaliação socioeconômica e governança para o uso sustentável dos recursos naturais”, durante o III Seminário Brasil x Alemanha, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o projeto Innovate, financiado pelo governo alemão, nesta terça-feira (14.10), em Recife (PE).
Miranda apresentou para a plateia formada, principalmente, de alemães, o papel mediador de conflitos que o CBHSF exerce. “Para contribuir com o papel do Comitê, é preciso a união com a academia. As informações provenientes dessas pesquisas e estudos são de fundamental importância”, destacou ele, que criticou o que chamou de “farra de outorgas”, referindo-se ao se pratica no Oeste da Bahia. Na região, não há critérios na concessão do documento. Por isso mesmo, o presidente do CBHSF defendeu um estudo minucioso no reservatório de Urucuia. “Porque é a nossa ‘galinha dos ovos de ouro’ para a sobrevivência do São Francisco”, considerou.
Antes de Miranda, o doutor alemão Hagen Koch fez uma apresentação sobre efeitos da seca. O também alemão Peter Fischer abordou a questão relacionada à qualidade da água. Aluna da Universidade de Berlim, Elena Matta apresentou um diagnóstico da hidrodinâmica e qualidade da água no reservatório de Itaparica, na Bahia. Já a professora Márcia Maria Alcoforado, da UFPE, apresentou sua tese de doutorado voltada para as áreas irrigadas e a relação com a disponibilidade hídrica do São Francisco, na área do Submédio.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF