Córrego Confusão é revitalizado em São Gotardo

30/06/2017 - 15:32

Projeto financiado pelo CBHSF tem custo de 700 mil reais e terá duração de 11 meses
 foto destaque_São Gotardo
Texto: Luiza Baggio e Fotos: Bianca Aun
Um projeto de proteção e revitalização da sub-bacia do córrego Confusão, um dos afluentes que abastece o São Francisco, está sendo executado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), no município de São Gotardo (MG). Iniciado em julho de 2016, o projeto é uma importante estratégia, tanto no âmbito macroambiental como para os moradores de São Gotardo, pelo abastecimento de água potável consumida na cidade.
O córrego Confusão foi alvo de descaso e vítima de um processo de degradação, como a exploração desenfreada para atender a interesses econômicos, como a criação de gado e plantio de eucalipto próximo às suas margens. Empresas instaladas em seu entorno e alguns proprietários de terras que o margeiam não ajudavam na proteção do curso d’água. Diante dessa realidade, a Secretaria de Meio Ambiente de São Gotardo propôs ao CBHSF a execução do projeto que terá a duração de 11 meses e serão investidos pelo Comitê cerca de R$700 mil reais na revitalização do córrego.
O projeto de recuperação hidroambiental está sendo executado em duas etapas. A primeira etapa da obra já foi finalizada e consistiu na instalação de aproximadamente 300 barragens de contenção de água pluvial (barraginhas) com objetivo de reter a água da chuva para melhor impermeabilização no solo. Já na segunda etapa que está em andamento, a preocupação é a recuperação da área, principalmente a região da nascente que é uma área de preservação. Assim, com a instalação de canaletas e escadas hidráulicas evita-se o escoamento de sólidos resultando em um aumento de água no reservatório.

montagemSaoGotardoObras realizadas pelo CBHSF na bacia do córrego Confusão em São Gotardo (MG)

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura do Município de São Gotardo, Leidiane Gonçalves de Paula, apresentou e esclareceu pontos importantes dessa obra enaltecendo o grande benefício para a população e preservação da região da nascente. “As canaletas tem objetivo de impedir a erosão do solo, permitir a entrada da água no solo, quebrar a força da água para diminuir erosão e aumentar o fluxo da água que é represada. É uma honra ver essa obra quase finalizada”, comemora.
Leidiane acrescenta ainda que o grande desafio para a execução do projeto foi de trabalhar com os produtores rurais. “A nossa intenção foi de levar aos produtores propostas que funcionavam na prática. Muitos não acreditavam que as barraginhas surtiriam tantos efeitos positivos”, afirma.
Para o produtor rural, Getúlio Fidelis Campos, proprietário da Fazenda Valadares, em São Gotardo, as barraginhas são um sucesso. “Fui contemplado com a construção de barraginhas na minha propriedade. Quando me explicaram que as barraginhas têm a intenção de conservar a água que infiltra no solo não tive dúvidas em autorizar. Essa é uma ação muito importante, pois a natureza tem uma capacidade de regeneração muito grande e precisamos fazer a nossa parte para que ocorra a renovação”, esclarece.
Tão importante quanto proteger as margens do córrego, a revitalização das nascentes representa, de fato, o grande desafio. “De nada adianta construir cercas margeando o rio se as nascentes que o abastece não forem devidamente protegidas”, complementa Leidiane.

Confira as fotos do projeto

Assista ao vídeo

Assista ao vídeo