CBHSF estreia como titular da nova Câmara Técnica de Segurança de Barragens

17/02/2020 - 11:29

Secretário da CCR Submédio, Almacks Luiz Silva, representou o colegiado no CNRH.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) fez a estreia como membro titular de Câmara Técnica de Segurança de Barragens do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em reunião realizada dias 13 e 14 de fevereiro, em Brasília (DF). O CBHSF foi representado pelo secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva.

Na pauta do encontro, a apresentação da nova estrutura e atributos do CNRH, além dos aspectos e das competências da Câmara Técnica de Segurança de Barragens, recém-criada. Houve ainda a eleição para a presidência da nova Câmara, com a escolha da funcionária do Ministério do Desenvolvimento Regional, Cristiane ColletBattiston.

Durante o encontro também foi apresentado o Relatório de Segurança de Barragens 2018 (RSB 2018), elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Houve ainda a formação do Grupo de Trabalho de Análise do RSB 2018, com a definição da coordenação, relatoria e prazos.

Por sugestão de Almacks, representante do CBHSF, a Câmara Técnica de Segurança de Barragens solicitou aos representantes da Agência Nacional das Águas (ANA) presentes à reunião que fosse modificado o modelo de divulgação do RSB 2018 para um formato mais legível, que facilite a leitura.

Almacks comenta que houve um consenso entre os integrantes da Câmara Técnica de que não é possível apresentar o Relatório de Barragens de 2018 neste ano de 2020. “Precisamos avançar para que encontremos um modelo no qual, no mínimo, as barragens problemáticas identificadas e cadastradas no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) sejam informadas à sociedade com dados relacionados a 2019. Não é cabível apresentar dados de dois anos atrás. A atualização desses dados é difícil, porém urgente e necessária”, destaca.

Outro item da pauta foi a apresentação das atividades de Grupo de Trabalho sobre Segurança de Barragens instituído no âmbito do CNRH. Além da apresentação do processo de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para o período de 2021 a 2040 e a apresentação da agenda de trabalho e temas a serem debatidos pela Câmara Técnica.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Iara Vidal