CBHSF estará presente no II Simpósio Latino Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas

04/04/2018 - 11:15

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, vai participar, no dia 11 de abril, quarta-feira, às 11:30h, em Belo Horizonte, de uma mesa de debates sobre Gestão Hídrica. A mesa faz parte da programação do II Simpósio Latino Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas, evento promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – Núcleo Minas Gerais – ABAS-MG, que acontece entre os dias 09 e 11 de abril.
Para Miranda, as águas subterrâneas ganham cada vez mais importância no contexto da crise hídrica, pois representam um valor estratégico dos recursos naturais. “O simpósio vai trazer à tona dois desafios: aprofundar os conhecimentos técnico-científicos das potencialidades das águas subterrâneas e seus limites, além de ‘retirar da gaveta’ os instrumentos da gestão sustentável das águas”, afirma o presidente do CBHSF. Ainda segundo ele, o maior interesse do Comitê, que é um dos patrocinadores do evento, é a importância do aquífero Urucuia no comportamento de escoamento de base do Rio São Francisco.
O simpósio busca divulgar a experiência nacional e internacional do monitoramento das águas subterrâneas, através de um fórum de discussão onde o tema central será tratado por avaliações institucionais internacionais, federais e estaduais, estudos de caso, e proposições de ações de gestão dos recursos hídricos.
Os temas das palestras abordarão a questão da escassez hídrica e a importância do monitoramento como ferramenta para gestão integrada dos recursos hídricos.
O CBHSF contará com um estande onde serão distribuídos materiais como revistas, cartilhas e informativos sobre o colegiado.
O evento será realizado no Auditório do CREA-MG – Av. Alvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho – BH/MG
Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.abasmg.org.br/slamas/programacao/