Apresentações culturais e quadrilhas juninas encerram campanha em Januária

17/06/2018 - 18:14


Contos, lendas e a cultura do Rio São Francisco foram interpretados pelas crianças das escolas do ensino infantil e fundamental da rede municipal de Januária, neste domingo (17). As atividades fazem parte da programação da campanha ‘Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico’, promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A praça Patrocínio Motta foi tomada pelo clima nostálgico cultural em razão da autenticidade e, ao mesmo tempo, pela ingenuidade das apresentações dos alunos das escolas: Cemei Pingo de Gente, Cemei Joana Porto, Cemei Jove da Mata, Cemei Dona Judite Jacques, e Escolas Municipais Santa Rita, Joana Porto e Sítio Novo. O público presente não desgrudava os olhos das encenações lendárias e místicas: “o homem do São Francisco”, “dança das lavadeiras”, “reis temerosos, “puxada de rede” e apresentações musicais.
Ketary Lorane Ribeiro de Souza, de cinco anos, que interpretou a dança das lavadeiras, deixou uma mensagem para rio. “Por favor, meu rio, fique bem, cheio de água, porque eu gosto muito de você”. Isabel Gonçalves Miranda, diretora do Cemei Dona Judite Jacques, falou da importância da campanha voltada para as crianças. “Estamos aqui na orla do São Francisco e estamos vendo as condições do rio e as crianças representam a nossa esperança para uma mudança de comportamento”.
Joanice Meireles, secretária municipal de Educação de Januária, revelou que “a campanha foi abraçada pela secretaria de Educação, por ter ir ao encontro dos objetivos de ensino dos temas transversais trabalhados nas escolas, como cultura ribeirinha e preservação do meio ambiente”.
Educação para a vida
A mensagem de amor ao Rio São Francisco, deixada em Januária pelas pessoas que interagiram com as atividades lúdicas e circenses propostas, revela que os objetivos da campanha foram atingidos. Lívia Mariá Oliveira Maia, de cinco anos, publicou no mural interativo um cartão em que demonstra todo o seu amor ao rio: ela desenhou peixinhos nadando no rio. Já Gislaine Alves da Costa, aluna do 7ª ano da Escola Sítio Novo, não desgrudava os olhos dos totens educativos e disse “estar aprendendo muitas coisas sobre as lendas do rio”.
Após as apresentações das crianças, uma pausa, para transmissão em telão da estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, em jogo contra a Suíça. As manifestações artísticas e culturas em Januária, foram encerradas com as tradicionais quadrilhas juninas da cidade.
Confira as fotos do encerramento da Campanha em Januária:


Texto: Núbia Primo