CBHSF e OAB/SE discutem parceria para fortalecimento da defesa do Rio São Francisco

28/01/2026 - 16:23

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram, na última sexta-feira (23), com dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) para tratar do fortalecimento de parcerias institucionais voltadas à defesa do Rio São Francisco.


Participaram do encontro o presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, a secretária-executiva do Comitê, Rosa Cecília, e a membro do CBHSF, Letícia Correia. Pela OAB/SE, estiveram presentes o presidente da instituição, Danniel Costa; a vice-presidente, Edênia Mendonça; o secretário-adjunto, Raphael Reis; a secretária-geral, Andréa Leite; e a presidente da Comissão Especial do Rio São Francisco, Manuela Vergne.

Durante a reunião, Cláudio Ademar destacou que a atual gestão do CBHSF, iniciada há pouco mais de 100 dias, tem como prioridade a ampliação de parcerias estratégicas. Segundo ele, a OAB representa um aliado importante nas ações em defesa dos recursos hídricos. “A OAB é uma entidade com grande capilaridade e pode atuar de forma efetiva ao nosso lado na defesa do Rio São Francisco. Buscamos parcerias sólidas para fortalecer essa atuação”, afirmou.


Clique aqui e veja todas as fotos do encontro:


O presidente do Comitê ressaltou ainda a importância da articulação com instituições de alcance nacional. “Temos pautas relevantes no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos e a capacidade de contribuir com debates de interesse nacional. Esse diálogo com a OAB é fundamental para avançarmos nessas discussões”, acrescentou.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, avaliou positivamente o encontro e reafirmou o compromisso da instituição com a pauta ambiental. “A OAB está à disposição para atuar em conjunto com o Comitê, fortalecendo ações em defesa do Rio São Francisco e da preservação das águas”, declarou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento