CBHSF colabora com debate do Ministério Público da Bahia

07/11/2013 - 14:37

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco marcou presença na Oficina de Gestão das Águas – do planejamento à intervenção, promovida na última quarta-feira (06.11) pelo Ministério Publico da Bahia. O evento, organizado pela Câmara Temática das Águas do MP, em Salvador, teve como objetivo principal a capacitação dos membros e servidores do órgão, além do fomento ao debate acerca dos usos múltiplos das águas e a troca de experiências com organizações que atuam na gestão dos recursos hídricos. O encontro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.
Para o secretario do Comitê do São Francisco, José Maciel Oliveira, que compareceu ao evento , “esse momento é importante para que os comitês afluentes do São Francisco possam discutir com os promotores e demais autoridades sobre a realidade dos comitês de bacias do território baiano, enfatizando suas problemáticas e desafios”.
No evento, estiveram representados os comitês afluentes do rio Salitre, através do seu presidente Almacks Luiz; do entorno do Lago de Sobradinho, através de Francisco Ivan de Aquino; o CBH Verde e Jacaré, através de Ednaldo de Castro Campus; e o do Rio Grande, através do seu presidente, Aldair Leite.
O coordenador da Câmara de Águas do MP-BA, Tiago de Almeida Quadros, acredita que chamar entidades e pessoas com vasta experiência nesta área é o melhor caminho para o sucesso coletivo: “Queremos consolidar experiências bem sucedidas e sabemos que o Comitê do São Francisco já atua há muitos anos e entende de recursos hídricos em todos os aspectos. As diversas contribuições, tanto nessa oficina como ao longo do tempo, podem nos ajudar em busca de um modelo mais eficiente de gestão”.
Também participante, a promotora de Justiça Regional Ambiental do município de Paulo Afonso (BA) e coordenadora do Núcleo de Defesa do São Francisco, Luciana Khoury, salientou a necessidade de as esferas governamentais observarem os comitês com outros olhos, e cobrou: “Recebemos diariamente os questionamentos dos comitês afluentes quanto à questão dos usos múltiplos das águas . Queremos prioridade na realização de quatro plenárias anuais para dialogarmos e encaminharmos sobre os conflitos enfrentados pelos comitês; eles precisam de maior apoio do governo”, disse.
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF