CBHSF apresenta “case” no XXI Encob

24/10/2019 - 12:19

No quarto dia do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que está acontecendo no centro de convenções do hotel Rafain, em Foz do Iguaçu (PR), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) apresentou, no painel Case dos Comitês Federais, um vídeo com os projetos e ações voltados para as comunidades tradicionais que vivem na bacia do Velho Chico.


O secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz, fez a introdução à exibição do vídeo. “O que nos une é a responsabilidade de termos água de qualidade e em quantidade para os seis estados que pertencem à bacia do São Francisco, além dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, que vão receber as águas do Velho Chico, aumentando assim a nossa família”, disse Almacks.


Assista ao vídeo: 


O vídeo destaca algumas das comunidades tradicionais ribeirinhas contempladas com projetos de saneamento básico, abastecimento de água e revitalização ambiental, desenvolvidos pelo CBHSF. Para o Comitê, a base para o reconhecimento e a efetivação dos direitos fundamentais dessas populações e para a recuperação ambiental do Rio São Francisco passam pela regularização dos territórios dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas – em especial vazanteiros, quilombolas, veredeiros, geraizeiros, pescadores e indígenas –, pelo manejo ambiental comunitário, pela garantia de acesso a políticas públicas específicas e geração de renda segundo as práticas culturais dessas comunidades.

Em setembro de 2015, o segmento de comunidades tradicionais ganhou um espaço de destaque na estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – a Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT).


Veja as fotos da apresentação:


Entre 2013 e 2019 o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco desenvolveu cerca de dez projetos voltados para as comunidades tradicionais da Bacia do Velho Chico, entre os quais a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na Aldeia Serrote dos Campos, em Itacuruba (PE), a adequação da estrada vicinal de acesso ao povoado da Resina, Brejo Grande (SE), a recuperação hidroambiental na Bacia do Rio Pardo, Chapada Gaúcha (MG) e a elaboração de estudo de concepção, projeto básico e projeto executivo de um sistema de abastecimento de água da Aldeia Tuxá, Rodelas (BA).

Além do CBHSF, apresentaram seus cases os Comitês interestaduais: Comitês PCJ – Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Paulo Vilela
*Vídeo: Luiza Baggio, Mariana Martins, Paulo Vilela e Pedro Vilela