CBHSF apoia o cinema brasileiro

17/12/2015 - 14:28

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi um dos principais apoiadores do V Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado na primeira semana de novembro, em Penedo (AL), cidade banhada pelo Velho Chico. O evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de novembro e contou com exibição de curta-metragens e documentários, além de oficinas e debates. No dia 5, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participou da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.
Após a exibição do documentário Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico, o realizador Ernesto Galiotto Miranda debateu com estudantes do Ensino Médio de escolas locais o momento difícil do rio São Francisco. “Esta é uma iniciativa de grande importância porque envolve os jovens na problemática ambiental. Todos nós estamos vendo a crise hídrica que atinge o Brasil, e essa garotada é fundamental no trabalho de conscientização”, destacou Anivaldo Miranda.
O cineasta Ernesto Galiotto também chamou a atenção para a importância da participação estudantil nas discussões ambientais. “A gente percebe o interesse dos mais jovens em conhecer os problemas do rio. Isso é essencial para os futuros debates e o enfrentamento das dificuldades, a fim de manter o nosso Velho Chico”, considerou o cineasta.
Para compor a produção, Galiotto fez imagens aéreas do rio São Francisco, desde a sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, em Piaçabuçu (AL), e buscou privilegiar belas imagens da bacia, sem esquecer os trechos assoreados e as represas. Outras 54 produções, vindas das cinco regiões do País, participaram do festival. Alguns cineastas participaram com mais de um filme ou documentário. Vale lembrar que o foco principal do evento foram as questões ambientais e de sustentabilidade do rio São Francisco.
O festival prestou uma homenagem ao ator Jofre Soares (1918-1996). Natural de Palmeira dos Índios (AL), o ator trabalhou em mais de 100 produções no cinema e no teatro brasileiro. Todas as atividades realizadas no evento foram gratuitas e a pretensão de Pedro Onofre, um dos organizadores do festival, é promover o encontro em nível nacional. “Há muitos anos esse festival deixou de ser realizado, mas agora, que conseguimos retomar, pretendemos ampliar sua abrangência, como já chegou a acontecer, e queremos contar sempre com o apoio do Comitê da Bacia do São Francisco”, concluiu.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 37. Para ler o jornal completo, acesse.