CBHSF, Agência Peixe Vivo e Estado de Sergipe assinam Protocolo de Intenções

22/03/2021 - 18:00

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) assinou, durante a manhã desta segunda-feira (22), na abertura do XIII Encontro de Recursos Hídricos, em Sergipe, o Protocolo de Intenções 01/2021 que visa implantar ações de interface entre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF 2016-2025), elaborado pelo CBHSF, e o planejamento do Governo do Estado de Sergipe.

De acordo com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, este é mais um passo dado em relação à construção do Pacto das Águas. “A intenção deste documento é definir parcerias concretas, ou seja, será muito importante, visto que o Pacto das Águas elenca objetivos ambiciosos que nós queremos alcançar nas próximas décadas para, com isso, possibilitar a segurança hídrica. Estamos em um momento muito crítico com as temperaturas aumentando, fenômenos como as secas mais prolongadas e chuvas mais destrutivas e, por isso, precisamos prestar atenção a estas questões, bem como pensarmos na demanda pela água do São Francisco e seus afluentes que deve ser visto em um processo de uso racional das águas pensando ainda na sua universalização e implementação de instrumentos para a gestão em toda a bacia e Estados da bacia”, pontuou Miranda.

Além do Estado de Sergipe, já firmaram compromisso os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas; restando apenas o Estado de Goiás, que tem uma pequena parte do seu território banhado pelo Velho Chico e o Distrito Federal. O Protocolo de Intenções foi celebrado entre o CBHSF, Agência Peixe Vivo, representada pela Diretora Executiva Célia Fróes, e o Governo de Sergipe.

O Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Presidente da Comissão organizadora do XIII ENREHSE, Ailton Francisco da Rocha, destacou a importância da assinatura do documento lembrando que o Estado de Sergipe tem avançado na implementação do Plano Estadual de Recursos Hídricos e no processo de outorga. “Temos avançado muito, mas ainda falta um instrumento muito importante que é a cobrança pelo uso da água bruta; um estudo, neste sentido, já foi concluído e inclusive nossa meta é que possamos implantar a cobrança ainda este ano”, informou.

XIII ENREHSE

O evento, que este ano tem como tema Água Para o Desenvolvimento Sustentável, acontece de forma virtual até o próximo dia 24 de março de 2021, dentro das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, e é promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS)/Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), as Universidades Federal de Sergipe, Tiradentes (UNIT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Tabuleiros Costeiros), e o Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Entre os objetivos deste ano, o encontro pretende divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos. A programação inclui ainda a realização de minicursos, palestras e apresentação de trabalhos.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: 
Juciana Cavalcante
*Foto: Edson Oliveira