ANA promove o primeiro evento da Jornada de Capacitação para Membros de Colegiados do SINGREH

19/02/2021 - 22:45

No dia 25 de fevereiro (quinta-feira), de 15h às 18h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) irá realizar por uma roda de conversa sobre o tema “Processos de mobilização e eleição de comitês de bacia hidrográfica”. O evento será online.

Essa roda é o primeiro evento da Jornada de Capacitação para Membros de Colegiados do SINGREH, que irá ocorrer toda última quinta-feira de cada mês, de fevereiro a novembro. Os convidados da roda, além de apresentarem suas experiências sobre o tema, irão responder às perguntas dos participantes feitas pelo chat do webinar.

Para participar, basta entrar nesse link: http://bit.ly/JCFEV21

Os quatro convidados da roda de conversa do dia 25/02 são:

Aline Raquel de Alvarenga, publicitária com especializações em Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Pública. Gerente do Contrato de Gestão ANA nº 24/20 para atendimento do CEIVAP. Atua na Secretaria Executiva junto ao Comitê desde 1997. A partir de 2007 organizou e coordenou todos os processos eletivos do CEIVAP, pela AGEVAP em conjunto com as Comissões Eleitorais.

Clara de Assis Jerônimo Sales, cientista social/socióloga, mestre em gestão dos recursos hídricos, analista de gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos- COGERH, atualmente Gerente de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará – GERHI da COGERH, gerência responsável pelo eixo gestão participativa em recursos hídricos no Ceará e que coordena as estratégias de suporte técnico aos colegiados oficiais de recursos hídricos (CBHs e Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos), extra-oficiais (Fórum Cearense de CBHs) e interface com os usuários de água e demais interessados na gestão social da água.

Juliana Prado Guilmo, administradora e com atuação na Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Fundação Agência das Bacias PCJ desde 2011. Além da experiência no desempenho das funções na Secretaria Executiva dos Comitês PCJ, há 8 anos atua na elaboração de editais e organização de todas as etapas do processo eleitoral dos Comitês PCJ (CBH-PCJ e PCJ FEDERAL), bem como auxiliando nos trabalhos da Comissão Eleitoral.

Pedro Lucas Cosmo de Brito, Engenheiro Civil, Doutorando em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. Atualmente é Secretário Executivo da SEMARH/AL. Coordenou os processos de criação e eleição de 3 novos Comitês em Alagoas: Jacuípe-Una, Litoral Norte e Sertão do São Francisco.

Moderadora: Tânia Regina Dias da Silva

A Jornada de Capacitação para Membros de Colegiados do SINGREH será realizada pela Superintendência de Apoio ao SINGREH da ANA, com eventos mensais, de fevereiro a novembro, para promover o intercâmbio de experiências sobre a atuação dos comitês de bacia hidrográfica na gestão das águas brasileiras. Em cada evento iremos abordar um tema estratégico, com a participação de atores dos comitês. O público-alvo prioritário é composto pelos membros de comitês de bacia hidrográfica e conselhos de recursos hídricos e técnicos de instituições que apoiam o funcionamento de comitês e conselhos.

O objetivo da Jornada é apresentar e discutir temas estratégicos para a gestão participativa dos recursos hídricos, a partir do compartilhamento de experiências e estudos de casos.

Cada evento da será estruturado em rodas de conversa com um moderador da ANA, e de dois a quatro convidados, de preferência membros de comitês de bacia.

Os eventos serão em formato de vídeo aula, de 15h às 18h, de fevereiro a novembro de 2021, toda última quinta-feira do mês.

A participação em cada evento dará direito a um certificado. A participação em pelo menos 80% dos eventos dará direito a um certificado especial.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins com informações da ANA