CBH Rio São Francisco nas redes sociais

16/01/2020 - 17:34

Em pouco mais de três décadas a internet transformou completamente a forma de nos comunicarmos. O que antes era uma via de mão única, como as notícias, comunicados, músicas, fotos, programas de rádio e de TV que eram repassados às pessoas por meio dos veículos de comunicação de massa, hoje se tornou um espaço de interação, onde qualquer pessoa com acesso à rede pode compartilhar suas opiniões, ideias e informações, além de fazer com que as notícias circulem, alcançando uma diversidade imensa de públicos.

Em meio ao avanço das empresas de telecomunicações, dos provedores de conexão e do desenvolvimento de dispositivos, surgiram as redes sociais.

A rede social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações que partilham de valores e objetivos em comum. Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual.

Nesse contexto, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) utiliza-se das redes sociais para produzir conteúdo de interesse público nas mais variadas plataformas, em textos jornalísticos, imagens, áudios e vídeos.


Saiba mais detalhes em nosso podcast: 


Conheça as redes sociais utilizadas pelo CBHSF:

O Facebook é a maior rede social do mundo. E não é à toa: nenhuma outra na história da internet conseguiu reunir tão bem em um único lugar tudo o que seu usuário precisa. A rede pode ser considerada uma oportunidade de entregar conteúdo relevante e de forma inovadora.

O Comitê utiliza-se da plataforma para a publicação de conteúdos de interesse público, o compartilhamento de publicações de outras páginas e seguidores, a divulgação de imagens ilustrativas e de fotografias, e também como um canal de comunicação por meio do Messenger (mensageiro instantâneo e aplicativo [app] que fornece texto e comunicação por vídeo). Acesse o perfil do CBHSF

O Instagram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos. A previsão é de uma expansão ainda maior para os próximos anos, considerando as funcionalidades que surgem a todo momento e o crescente número de usuários.

Os milhões de usuários da rede aproveitam das inúmeras possibilidades que o aplicativo de compartilhamento de fotografias oferece, que vão desde compartilhar momentos diários com o Instagram Stories, até interagir e comentar nas postagens de amigos e familiares, criando uma verdadeira rede social nesta plataforma.No perfil do Comitê no Instagram é possível encontrar conteúdos como fotos de cobertura de eventos e reuniões, de regiões do rio São Francisco, e postagens de séries com assuntos relativos à Bacia, tais como povos tradicionais, biomas, fauna, entre outros.

Confira como o conteúdo é divulgado pelo CBHSF 

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite a disseminação em massa de vídeos, onde atualmente existem verdadeiras comunidades. Sejam eles influenciadores ou empresas tentando transmitir seu conteúdo, o Youtube se tornou uma rede social imprescindível para qualquer indivíduo.

O canal do Youtube do CBHSF conta com 223 vídeos com os mais variados temas, como entrevistas, coberturas de eventos, projetos desenvolvidos pelo Comitê, dentre outros. Acesse o nosso canal

O Flickr é uma plataforma de hospedagem e partilha de imagens como fotografias, desenhos e ilustrações, além de permitir novas maneiras de organizar fotos e vídeos. O site permite que os usuários criem álbuns para armazenar suas fotografias e combinam muito bem com blogs e outras plataformas.

No Flickr, o Comitê publica e armazena fotografias de eventos e lugares de interesse do público, e também o utiliza para o envio de álbuns para a imprensa e outros parceiros, a fim de compartilhar e distribuir ainda mais o conteúdo produzido pelo Comitê. Acesse o perfil do CBHSF

O Soundcloud tem o intuito de garantir o compartilhamento e publicação de áudios, o que permite a fácil distribuição.

O Comitê utiliza-se da plataforma para o armazenamento de seus podcasts. Até hoje já foram publicados 69 áudios, e qualquer usuário pode escutar os programas por meio da ferramenta. Confira o material 

Apesar de não ser uma rede social e sim um aplicativo, vale ressaltar o ISSUU, que consiste em uma plataforma de compartilhamento de publicações digitais. Nele, as pessoas e editoras podem compartilhar vários tipos de conteúdo digital, permitindo aos usuários terem acesso gratuito a este conteúdo.

Através do aplicativo, o Comitê divulga e dissemina todo o seu material editorial. Lá são armazenados o Travessia (informativo mensal), a Revista Chico (publicação semestral), manuais e cartilhas sobre os mais diversos assuntos do CBHSF. Se ainda não conhece, acesse por aqui

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha