Diretoria Colegiada do Comitê tem agenda de trabalho em Maceió

13/07/2017 - 22:51

Texto: Delane Barros e Fotos: Edson Oliveira
A causa em defesa do rio São Francisco ganha um reforço nacional. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu instituir uma comissão em defesa do chamado rio da integração nacional. O anúncio foi feito pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Honey Gama, durante reunião da Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A diretoria está reunida em Maceió (AL), nesta quinta-feira (13 de julho), no hotel Atlantic Suítes.
De acordo com Honey Gama, a informação da iniciativa da OAB foi passada na tarde desta quinta-feira. “Precisei sair da reunião da Direc para atender a uma ligação. Foi quando fui comunicado pelo presidente da seccional OAB Sergipe da iniciativa da entidade nacional e já me convidando para fazer parte dessa comissão nacional”, explicou Gama. Ele disse não ter mais detalhes quanto a forma de atuação do grupo, mas reconhece que é uma boa iniciativa.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, mesmo licenciado para tratamento médico, participou da reunião da diretoria. Ele reconheceu a iniciativa da OAB, devido a importância nacional da entidade. Miranda também apresentou sugestões com vistas a composição de dois grupos de trabalho (GT) no âmbito do Comitê.
O Comitê terá o GT de Operação dos Reservatórios e o GT que deverá elaborar proposta do CBHSF sobre o Projeto Legado, apresentado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O Projeto Legado busca consolidar propostas para aperfeiçoamento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
A reunião da Diretoria Colegiada também definiu que em agosto deverá ser realizada uma plenária extraordinária do Comitê, com a finalidade de aprovar a nova metodologia da cobrança pelo uso da água. O encontro será realizado em Brasília (DF), em data e local a serem definidos posteriormente. O grupo também discutiu diversos assuntos administrativos, relativos ao andamento das atividades do CBHSF.
Fazem parte da Direc o presidente do Comitê, Anivaldo Miranda; o vice-presidente, Maciel Oliveira; o secretário, Lessandro Costa; e os quatro coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs), do Alto, Silvia Freedman, ausente no primeiro dia de discussão por motivos de saúde; do Médio, Ednaldo Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino que foi representado pelo secretário da CCR Almacks Luiz Silva; e do Baixo São Francisco, Honey Gama.

Confira fotos da reunião